Escultura

  • Museu: Museu Nacional de Etnologia
  • Nº de Inventário: AA.146
  • Super Categoria: Etnologia
  • Categoria: Artes plásticas
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 20
  • Dimensões (cm): Comp. 15 x Larg. 12,5
  • Descrição: Escultura talhada em madeira de ébano, representando uma aldeia maconde. A peça é composta por uma base rectangular com os cantos arredondados, na qual assentam os elementos que compõem a aldeia: quatro casas, oito figuras antropomórficas, duas das quais em marfim, e duas figuras zoomórficas igulamente em marfim. As quatro casas apresentam-se dispostas transversalmente na zona dos cantos da base, e são constituidas por planta rectangular e telhado de formato piramidal de quatro águas. Todos os telhados exibem linhas verticais paralelas incisas. Uma das figuras esculpidas em marfim, encontra-se deitada no centro da base, e a outra está em pé. Ambas representam figuras antropomórficas masculinas, e exibem os membros inferiores cruzados, e os membros superiores flectidos com as mãos encostadas à cintura. Ostentam também uns calções e uma camisola, e a figura em pé um turbante na cabeça. As figuras zoomórficas representam duas aves. As figuras esculpidas em pau preto representam três figuras femininas, duas masculinas e uma criança. As figuras femininas encontram-se em posições diversas: uma apresenta os membros superiores flectidos segurando um pote de água na cabeça; outra figura, em pé, ostenta uma capulana e exibe os membros superiores estendidos para a frente com as mãos encostadas; a terceira figura feminina encontra-se igualmente em pé com as mãos segurando um pilão e a cabeça voltada para o seu lado direito. As figuras masculinas estão ambas em pé e com os membros inferiores ligeiramente flectidos. Uma das figuras apresenta dois panos rectangulares cobrindo o sexo e as nádegas e apresenta o membro superior esquerdo elevado com a mão exibindo um orificio, no qual, provavelmente se encontrava inserido um objecto. A segunda figura masculina apresenta os membros superiores estendidos com as mãos unidas e formando um orificio no qual se encontrava igualmente um objecto inserido. A criança encontra-se deitada de barriga para baixo e despida, com a cabeça elevada. A figura feminina com as mãos estendidas encontra-se descolada da base. Apresenta na superficie inferior da base uma etiqueta adesiva com inscrição: "MAKONDE; 146".
  • Origem/Historial: Devido a questões de uniformização das denominações neste programa, este objecto, com inscrição na ficha de inventário, "Conjunto Escultórico", ficará com denominação "Escultura".
  • Incorporação: Anterior Proprietário: Desconhecido

Bibliografia

  • DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: cultura material, vol. 2. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
  • DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: aspectos históricos e económicos, vol.1. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
  • DIAS, Jorge; Margot Dias (*) - Os Macondes de Moçambique: vida social e ritual, vol.3. Lisboa: JIU/CEAC, 1970
  • DIAS, Jorge; Margot Dias - "Moçambique" in Arte Popular de Portugal - Ilhas Adjacentes e Ultramar, Vol. 3 (Dir.Fernando Pires de Lima). Lisboa: Editorial Verbo, 196?
  • GUERREIRO, Manuel Viegas(*) - Os Macondes de Moçambique: sabedoria, língua, literatura e jogos, vol.4. Lisboa: JIU/CEAC, 1966
  • RITA-FERREIRA, António - Agrupamento e Caracterização Étnica dos Indigenas de Moçambique. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1958

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