Escultura

  • Museu: Museu Nacional de Etnologia
  • Nº de Inventário: AA.900
  • Super Categoria: Etnologia
  • Categoria: Artes plásticas
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 20
  • Dimensões (cm): Alt. 39,7 x Larg. 10
  • Descrição: Escultura talhada numa só peça em madeira de ébano, representando um "cipaio" maconde. A figura é constituída por membros e tronco cilindriformes e cabeça ovóide. A figura ostenta uns sapatos com uma saliência representando a pala, uns calções, um casaco com linhas incisas formando quatro bolsos, um cinto e os botões, e um chapéu, representando a farda utilizada pelos "cipaios" do período colonialista. O rosto apresenta dois entalhes fusiformes que figuram os olhos, encimados por uma linha arqueada saliente representando as sobrancelhas, nariz e lábios proeminentes, e duas saliências dispostas uma em cada lado da face de formato oval figurando as orelhas. A cabeça é encimada com um chapéu de formato cilíndrico apresentando do lado direito da figura um destaque paralelepipédico figurando o berloque dos chapéus de cipaio. O chapéu exibe um orifício na zona frontal (apresenta vestígios de ter possuído um ornamento metálico embutido) . O rosto exibe as escarificações típicas do grupo étnico maconde, com motivos geométricos que consistem em linhas angulares paralelas, segmentos rectilíneos paralelos e linhas em zigue-zague.
  • Origem/Historial: Devido a questões de uniformização das denominações neste programa, este objecto, com inscrição na ficha de inventário, "Escultura Antropomórfica", ficará com denominação "Escultura". Moçambique é famoso em todo o mundo por sua escultura em madeira, geralmente conhecida como Arte Maconde. As suas esculturas normalmente retractam animais e seres humanos. Esta arte é produzida pelo próprio povo e usa uma madeira preta, o ébano, localmente designado por "mpingo". A dureza, a durabilidade e a cor fazem desta madeira, o material perfeito para esculpir. Este tipo de escultura é tanto tradicional como contemporâneo, reflectindo o seu passado tribal e também a vida urbana, utilizando seus mitos e histórias como inspiração.
  • Incorporação: Anterior Proprietário: Desconhecido

Bibliografia

  • DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: cultura material, vol. 2. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
  • DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: aspectos históricos e económicos, vol.1. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
  • DIAS, Jorge; Margot Dias (*) - Os Macondes de Moçambique: vida social e ritual, vol.3. Lisboa: JIU/CEAC, 1970
  • DIAS, Jorge; Margot Dias - "Moçambique" in Arte Popular de Portugal - Ilhas Adjacentes e Ultramar, Vol. 3 (Dir.Fernando Pires de Lima). Lisboa: Editorial Verbo, 196?
  • GUERREIRO, Manuel Viegas(*) - Os Macondes de Moçambique: sabedoria, língua, literatura e jogos, vol.4. Lisboa: JIU/CEAC, 1966
  • RITA-FERREIRA, António - Agrupamento e Caracterização Étnica dos Indigenas de Moçambique. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1958
  • Oliveira, António de - Mahamba: tentativa de interpretação artística e psicológica de documentos de arte dos negros africanos. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1959

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