Escultura
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AX.917
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Artes plásticas
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 20 x Alt. 51,5 x Larg. 9
-
Descrição: Escultura talhada numa só peça em madeira de ébano.
A peça, assente numa base rectangular, é composta por oito figuras antropomórficas, que se distribuem em par por quatro níveis de altura, esculpidas em relevo a partir de um bloco central cilindriforme com traços arqueados incisos.
O bloco central encontra-se envolvido pelas figuras que se unem pelas mãos e pés, apoiando-se de forma acrobática.
Na zona inferior, a peça apresenta duas figuras masculinas sentadas na base e de costas voltadas uma para a outra, e viradas para o exterior. Uma das figuras apresenta os membros inferiores flectidos e encostados ao tronco, os membros superiores apoiados nos inferiores com as mãos encostadas no rosto. A cabeça, de formato ovóide, apresenta o rosto exibindo olhos fusiformes, nariz e lábios proeminentes e cabelo saliente. A segunda figura apresenta o tronco debruçado sobre os membros inferiores, o pé direito apoiado na base, e o esquerdo com o calcanhar apoiado na base e com o cotovelo esquerdo apoiado nos dedos do pé, membro superior flectido com as mãos apoiadas no rosto sendo visível o nariz e os lábios. A cabeça desta figura serve de apoio a outra figura masculina, que se encontra num segundo plano e voltada para bloco central. Esta apresenta o membro superior esquerdo com a mão suportando o pé de outra figura no mesmo nível. O membro oposto encontra-se elevado segurando o pé do mesmo lado que se encontra esticado para cima. A segunda figura, igualmente masculina, encontra-se encostada á primeira figura descrita, e com a zona lateral esquerda do tronco voltada para o centro da peça, com o membro superior esquerdo envolvendo o bloco central, e suportando outra figura antropomórfica feminina que se encontra no terceiro plano. Esta encontra-se sentada, com os pés apoiados na cabeça e na mão da figura com o pé no ar.
A segunda figura deste nível, igualmente feminina, apresenta os pés sobrepostos, as costas e o membro superior direito flectidos e apoiado nas nádegas da figura que se encontra por cima. O membro superior esquerdo suporta as nádegas da figura que se encontra no mesmo nível, e apresenta o rosto totalmente voltado para trás, sendo visível neste a deformação do lábio superior por uso de botoque.
No quarto nível encontra-se uma figura em pé com os pés junto aos pés das duas figuras do terceiro nível. Esta ostenta uma saia cilindriforme, e encontra-se de costas para o exterior com os dois membros superiores flectidos envolvendo o bloco central e segurando a figura que se encontra no mesmo nivel. Esta apresenta-se sentada e exibe o membro superior esquerdo encostado à cabeça, e o direito suportando um objecto esferóide com um destaque cilindriforme no topo.
Na zona inferior da base, a peça possui uma etiqueta adesiva branca com inscrição: "73", e escrito directamente na peça a vermelho: "72".
-
-
Origem/Historial: Devido a questões de uniformização das denominações neste programa, este objecto, com inscrição na ficha de inventário, "Escultura Antropomórfica", ficará com denominação "Escultura".
Este tipo de escultura é designado por torre familiar, torre acrobática ou "ujamaa", que significa "unidade" ou "família", em KiSwahili.
-
Incorporação: Anterior Proprietário: Desconhecido
-
Bibliografia
- DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: cultura material, vol. 2. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
- DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: aspectos históricos e económicos, vol.1. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
- DIAS, Jorge; Margot Dias (*) - Os Macondes de Moçambique: vida social e ritual, vol.3. Lisboa: JIU/CEAC, 1970
- DIAS, Jorge; Margot Dias - "Moçambique" in Arte Popular de Portugal - Ilhas Adjacentes e Ultramar, Vol. 3 (Dir.Fernando Pires de Lima). Lisboa: Editorial Verbo, 196?
- GUERREIRO, Manuel Viegas(*) - Os Macondes de Moçambique: sabedoria, língua, literatura e jogos, vol.4. Lisboa: JIU/CEAC, 1966
- RITA-FERREIRA, António - Agrupamento e Caracterização Étnica dos Indigenas de Moçambique. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1958