Escultura
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AY.032
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Artes plásticas
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 21 x Alt. 10 x Larg. 23
-
Descrição: Escultura talhada em madeira de ébano, representando uma aldeia maconde.
A peça é composta por uma base quadrada com os cantos arredondados, na qual assentam e estão colados os elementos que compõem a aldeia: uma chitala, quatro casas, três figuras antropomórficas femininas, quatro figuras antropomórficas masculinas, e três figuras zoomórficas.
No centro da base a peça exibe a chitala, formada por quatro segmentos paralelepipédicos dispostos verticalmente que servem de pilares, nos quais assentam o telhado, de formato piramidal de quatro águas.
As quatro casas apresentam-se dispostas transversalmente na zona dos cantos da base: três casas são de planta rectangular e telhado de formato piramidal de quatro águas e uma casa de planta oval com telhado cónico. Todos os telhados exibem traços incisos figurando os elementos de fibras vegetais que compõem os telhados das casas maconde.
Dentro da chitala a peça exibe uma figura antropomórfica masculina, provavelmente representando o chefe da aldeia, sentado num banco cilindriforme, com os membros inferiores flectidos e os membros superiores esticados e apoiados nos joelhos.
Á frente da chitala encontra-se uma figura masculina em pé com os membros superiores flectidos ostentando na mão direita um cordel, cuja extremidade oposta se encontra presa ao pescoço de uma cabra. Ambos estão voltados de frente para a chitala.
Por trás desta figura e de lado de uma das casas encontra-se uma figura antropomórfica masculina deitada sobre o lado direito, apresentando os membros inferiores flectidos, o membro superior esquerdo apoiado sobre o ventre e o oposto dobrado, servindo de apoio à cabeça.
Na zona esquerda da peça e voltada de frente para a chitala encontra-se uma figura feminina sentada sobre os calcanhares, apresentando um pote de água chilongo na cabeça, e o rosto exibindo as escarificações tipicas do grupo étnico maconde.
Junto a esta, encontra-se uma figura zoomórfica representando uma ave.
Ao lado da ave, e junto ao canto direito traseiro da chitala, encontra-se outra figura zoomórfica representando um cão deitado.
Situado por trás da chitala, apresenta-se uma figura antropomórfica masculina figurando um caçador, ostentando um arco e uma flecha na mão esquerda.
Na zona lateral esquerda da chitala a peça exibe duas figuras antropomórficas femininas, uma das quais representando uma mulher a pilar. A outra figura transporta à cabeça um segmento cilindriforme, figurando um feixe de lenha, amparado com o membro superior esquerdo que se encontra arqueado.
Na zona inferior da base, a peça possui uma etiqueta adesiva branca com inscrição: "MAKONDE; 146".
-
-
Origem/Historial: Devido a questões de uniformização das denominações neste programa, este objecto, com inscrição na ficha de inventário, "Escultura Zoomórfica", ficará com denominação "Escultura".
Moçambique é famoso em todo o mundo por sua escultura em madeira, geralmente conhecida como Arte Maconde.
As suas esculturas normalmente retractam animais e seres humanos.
Esta arte é produzida pelo próprio povo e usa uma madeira preta, o ébano, localmente designado por "mpingo". A dureza, a durabilidade e a cor fazem desta madeira, o material perfeito para esculpir.
Este tipo de escultura é tanto tradicional como contemporâneo, reflectindo o seu passado tribal e também a vida urbana, utilizando seus mitos e histórias como inspiração.
-
Incorporação: Anterior Proprietário: Desconhecido
-
Bibliografia
- DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: cultura material, vol. 2. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
- DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: aspectos históricos e económicos, vol.1. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
- DIAS, Jorge; Margot Dias (*) - Os Macondes de Moçambique: vida social e ritual, vol.3. Lisboa: JIU/CEAC, 1970
- DIAS, Jorge; Margot Dias - "Moçambique" in Arte Popular de Portugal - Ilhas Adjacentes e Ultramar, Vol. 3 (Dir.Fernando Pires de Lima). Lisboa: Editorial Verbo, 196?
- GUERREIRO, Manuel Viegas(*) - Os Macondes de Moçambique: sabedoria, língua, literatura e jogos, vol.4. Lisboa: JIU/CEAC, 1966
- RITA-FERREIRA, António - Agrupamento e Caracterização Étnica dos Indigenas de Moçambique. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1958