Santo António
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Museu: Museu Nacional de Etnologia
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Nº de Inventário: AT.471
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Super Categoria:
Etnologia
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Categoria: Artes plásticas
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: Século 20
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Técnica: A especificação da técnica encontra-se no campo do Historial.
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Dimensões (cm): Alt. 7 x Larg. 2,5
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Descrição: Santo António em barro policromado, representando uma figura masculina em pé segurando o Menino e uma cruz.
A figura assenta numa base tronco-cónica, de tonalidade laranja.
Santo António exibe um hábito da ordem dos Franciscanos, de formato tronco-cónico. No lado esquerdo da figura encontra-se representado o Menino Jesus nu. Este exibe na cabeça dois pontos negros que figuram os olhos e um outro ponto pintado a vermelho que representa a boca. ...
Ver maisO Santo apresenta a sua mão direita segurando uma cruz de tonalidade castanha. Na cabeça figuram dois pontos negros que representam os olhos, encimados por duas sobrancelhas de cor castanha. A boca está representada com um ponto vermelho. A cabeça exibe, ainda, cabelo de cor castanha, e apresenta no seu topo uma zona calva em formato circular.
A figura ostenta um hábito castanho decorado com pregas, apresentando na parte traseira um destaque de formato triangular, figurando um capuz.
No topo da cabeça é visível um ponto inciso, podendo servir para colocar o resplendor.
Dimensões da Base:
Diâmetro: 2,5 Cm.
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Origem/Historial: Na ficha de inventário dactilografada e no Livro de Tombo a peça tem a designação "Boneco de Barro". No entanto, optei por utilizar a denominação "Santo António", na medida em que identifica à priori a temática da peça.
Na ficha de inventário dactilografada não refere o Local de Fabrico.
No Livro de Tombo e na ficha dactilografada refere esta firgura como sendo feita por molde.
Na ficha de inventário dactilografada refere que es...
Ver maista figura é muito tosca.
Técnica:
Na técnica em que é utilizado o molde, o artista trabalha previamente no barro o seu modelo, passando-o de seguida para gesso. Deste modo, a realização do modelo torna-se mais facilitada mas, os modelos nunca são exactamente iguais, havendo somente semelhantes. Existem sempre retoques a fazer, no caso dos mantos, túnicas, que os distinguem. As cores acentuam ainda mais as suas diferenças.
Quanto aos negativos do gesso, estes são obtidos através do processo tradicional, ou seja, utilizando o gesso sobre o modelo criado, sendo constituído por duas partes, a dianteira e a traseira, que se encaixam.
Os moldes em gesso devem ser colocados num local seco. Quando utilizados para se fazerem cópias, devem ser revestidos por uma camada de barro de um centímetro de espessura. Após esta operação, são ajustados um contra o outro depois de terem sido previamente pincelados com lamugem ou barbotina, para uma melhor aderência.
Depois do modelo ser retirado dos moldes, é alisado e corrigido pelas mãos dos artífices.
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Incorporação: Anterior Proprietário: Rafael Rúdio
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Bibliografia
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