Leito
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 4337
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1675/1750
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 189 x Larg. 131 x Prof. 202
-
Descrição: Cebeceira de dois registos com coroamento duplo. O primeiro registo é rematado por uma barra horizontal entalhada, ornamentada com enrolameNtos de folhagem estilizada com remates em cabeça de pássaro ao centro. O remate alteado é composto por barras horizontais, recortadas, com decoração entalhada e vazada, composta por enrolamentos espiralados de folhagem estilizada e singelos motivos florais; ao centro as armas carmelitas. No recorte dispõem-se bilros.
Nos dois registos, balaústres torneados com troço espiralado entre discos, bolas e bolachas. Pernas e colunas torneadas, estas repetindo a forma dos balaústre. pés em forma de cubos. Quadras e ilhargueiros lisos, fixados por parafusos (Bastos, 1999)
-
-
Origem/Historial: Para Robert Smith, as pequenas peças torneadas, origem da designação "cama de bilros", colocadas verticalmente nos dois sentidos, transmitiam a ilusão de movimento contínuo, acentuado pelo torneado das colunas e pernas, o que agradava ao gosto barroco de então. O torneado tipicamente português, com estrangulamentos violentos, permite-nos uma aproximação a outras tipologias do mobiliário civil, como os bufetes e contadores (trempe), bem como ao mobiliário litúrgico, nomeadamente às grades e púlpitos de muitas igrejas, sobretudo no norte do País, as quais poderão ajudar a classificar este exemplar. Segundo este autor, a coluna torsa impôs-se entre nós na década 1680/1690, tendo então decorado as grades e os púlpitos das igrejas, o que, como notou Bernardo Ferrão, obriga a situar o fabrico de mobiliário com elementos torneados em espiral no último quartel do século XVII e primeira metade do século XVIII.
Os enrolamentos terminados em cabeça de pássaro, são igualmente observáveis noutras tipologias, nomeadamente na talha que orna o avental de alguns contadores. Nas travessas de um tamborete seiscentista pertencente ao acervo do MNAA (inv.992), Maria Helena Mendes Pinto encontrou claras influências da arte indo-portuguesa. Aliás, para muitos autores, a talha que orna a cabeceira deste tipo de leito denota idêntica filiação. No entanto, elementos tipicamente europeus, como aves, querubins, emblemas religiosos e conchas barrocas invadiram progressivamente a cabeceira destes leitos, esbatendo ou apagando vestígios dessa arte.
CB
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- BASTOS, Celina; PROENÇA, José António - Museu de Lamego. Mobiliário. Lisboa: IPM/Museu de Lamego, 1999