Tampa de panela
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BB.457
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Artes plásticas
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 5,7 x Diâm. 16,3
-
Descrição: Tampa de panela de formato discóide feita em madeira. No seu topo apresenta, ao centro, talhado em relevo na própria madeira, a figura de um filho de pássaro sem penas.
No reverso conta com duas etiquetas coladas à peça. Uma de grande tamanho em que aparece a interpretação do motivo, e outra menor que faz referência a uma anterior pertença desta peça ao Instituto do Trabalho de Angola - Luanda.
-
-
Origem/Historial: As tampas de panela de Cabinda representam, nas suas figurações, provérbios que servem como meio de comunicação no âmbito familiar. São entregues durante as refeições com a função utilitária de tampa mas, ao mesmo tempo, ficam à vista dos membros da família para que estes realizem uma interpretação conjunta da mesma.
A colecção é constituída por um total de 290 objectos colectados em Angola, na região de Cabinda, entre os grupos culturais Woyo e Kakongo. Esta peça provém do Instituto do Trabalho de Angola, que se dedicava a regular as questões de trabalho e defesa dos trabalhadores, e procurava revitalizar o fabrico das artes tradicionais angolanas.
-
-
Bibliografia
- COELHO, José Gonçalves - Provérbios de Cabinda. Expressão viva da cultura Woyo-Kakongo.. Lisboa: 1993
- COELHO, José Gonçalves - Tampas de panela com provérbios. Materialização plástica do adagiário das tribos "woyo" e "kakongo" de Cabinda (Angola). Lisboa: 1963
- MARTINS, Joaquim - Crenças, usos e costumes: 1972
- MARTINS, Joaquim - Sabedoría Cabinda. Símbolos e provérbios. Lisboa: 1968
- VAZ, José Martins - Filosofia tradicional dos Cabindas. Vol.I, II. Lisboa: 1966