Baú
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 514
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17/18
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 45 x Larg. 134 x Prof. 40
-
Descrição: Caixa paralelepipédica com tampo ocnvexo, guarnecido com abas de proteção no rebordo, revestida a couro dito de "moscóvia". Interior forrado com têxtil. Fundo exterior revestido a couro cru.
As arestas da caixa são percorridas por uma fiada de pregaria, formando caixilhos; na tampa, esta desenha cintas de extremidades lanceoladas no prolongamento das dobradiças e das aldrabas. Na frente, motivos cordiformes enquadram os espelhos de fechaduras.
Espelhos de fechaduras lisos de forma quadrada, fixadas por cravos colocados nos cantos; ferrolhos de folha recortada e haste de ponta enrolada. Argolas nas ilhargas com espelhos lisos e recortados.
(Bastos e Proença, 1999)
-
-
Origem/Historial: No antigo Paço Episcopal de Lamego existiam vários baús como este. Em 1821, um baú velho foi avaliado em $800 réis e dez exemplares usados em 13$000 réis.
No Museu da Sé de Lamego guardam-se três baús de couro com decoração de pregaria fina estanhada. Em dois desses exemplares a composição é dominada por tulipas. Estas constituem um dos elementos ornamentais mais difundidos na Europa do século XVII e da centúria seguinte. (Bastos e Proença, 1999)
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- BASTOS, Celina; PROENÇA, José António - Museu de Lamego. Mobiliário. Lisboa: IPM/Museu de Lamego, 1999
- IAN/TT, Mitra de Lamego, Lv.º49, Inventário das Alfaias, movens, e bens de Raiz, pertencentes ao Paço Episcopal. Lamego: 1821