Baú
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 528
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17/18
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 42 x Larg. 113 x Prof. 41
-
Descrição: Caixa paralelepipédica e tampo convexo, guarnecido com abas de proteção no rebordo. É revestida a couro "de moscóvia". Interior forrado com têxtil (apenas conserva o do tampo). Fundo exterior revestido a couro cru.
Decoração de pregaria (ferro estanhado) formando fiadas periféricas. No tampo, esta desenha cintas no prolongamento das dobradiças e dos ferrolhos, a central com remate flordelizado e, na frente, pares de enrolamentos flordelizados enquadram os espelhos de fechadura; ao centro, um motivo cordiforme.
Espelhos de fechadura lisos, de forma quadrada, fixados por grampos laterais, e ferrolho de folha recortada com haste de ponta enrolada. Nas ilhargas, observam-se argolas com espelhos retangulares de extremidades alargadas e flordelizadas.
(Bastos e Proença, 1999)
-
-
Origem/Historial: No Cadastro dos Bens do Domínio Público do Museu Regional de Arte e Arqueologia do Museu de Lamego, enviado para o Ministério da Educação (Direcção Geral do Ensino Superior e das Belas Artes), em 1942, o Baú é referido no nº 326: "Dois baús (inv. 527 e 528) de couro brochado de metal amarelo e com espelhos de fechadura em ferro. Mede cada um de comprimento 1,10m. 300$00"
-
Incorporação: Fausto Guedes Teixeira (Proc. 1-A.1 Oft.)
-
Bibliografia
- AML Mns. Cadastro dos Bens do Domínio Público do Museu Regional de Arte e Arqueologia de Lamego: 1942
- BASTOS, Celina; PROENÇA, José António - Museu de Lamego. Mobiliário. Lisboa: IPM/Museu de Lamego, 1999