Baú
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 513
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 52 x Larg. 119,5 x Prof. 68,5
-
Descrição: Caixa paralelepipédica, com tampo convexo guarnecido com palas de proteção, revestida a couro "de moscóvia". Interior forrado com têxtil. Fundo exterior revestido a couro cru.
A decoração recorre a pregaria fina prefilada (estanhada), disposta em fiada dupla no tampo e na frente. Na frente, enrolamentos vegetalistas enquadram os espelhos das fechaduras; ao centro, "SS" formam motivo cordiforme flordelisado; no tampo, uma composição geométrica desenha, ao centro, um oito inscrito num losango. Nas ilhargas, observa-se um esquema geométrico formado por semicírculos ligados por linhas verticais. Os espelhos das fechaduras são recortados e vazados, de forma cordiforme, e o ferrolho possui folha recortada e haste com limados rematando em ponta enrolada. Nas ilhargas, disspõem-se argolas com espelhos retangulares com extremidades alargadas e lanceoladas. (Bastos e Proença, 1999)
-
-
Origem/Historial: Muito provavelmente, este baú, fazia parte da colecção de baús que o Paço Episcopal possuía. Em 1821, um baú velho foi avaliado em $800 reis e dez exempalres usados em 13$000 reis.
No Museu da Sé de Lamego guardam-se três baús de couro com decoração de pregaria fina estanhada. Em dois desses exemplares a composição é dominada por tulipas. Estas constituem um dos elementos ornamentais mais difundidos na Europa do século XVII e da centúria seguinte. (Bastos e Proença, 1999)
-
Incorporação: Desconhecido (transferência: antigo Paço Episcopal de Lamego?)
-
Bibliografia
- BASTOS, Celina; PROENÇA, José António - Museu de Lamego. Mobiliário. Lisboa: IPM/Museu de Lamego, 1999
- IAN/TT, Mitra de Lamego, Lv.º49, Inventário das Alfaias, movens, e bens de Raiz, pertencentes ao Paço Episcopal. Lamego: 1821