Jangada
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AQ.981
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Transportes
-
Autor:
Autor desconhecido (Desconhecido)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 400 x Larg. 239
-
Descrição: Jangada de madeira, com um estrado rectangular e com um rodado.
A jangada é constituída por nove troncos cilíndricos, com tamanhos irregulares, dispostos paralelamente. Estes troncos estão unidos uns aos outros por dois paus cilíndricos que os atravessam perto das respectivas extremidades.
O primeiro (beiras), o quinto (pau d'apor) e o nono tronco (beiras), apresentam em ambas as extremidades alguns orifícios, de recorte rectangular.
O primeiro e o nono tronco têm, respectivamente, em cima um tronco cilíndrico (guarda), ligeiramente mais pequeno e arqueado que faz o bordo da jangada.
A jangada tem um rodado, sobre o qual se apoia numa das extremidades.
O rodado é constituído por um eixo móvel e por duas rodas. As rodas têm um formato circular, são abertas e ao meio apresentam uma abertura quadrada na qual entra a cabeça do eixo. Uma das rodas tem rasto em chapa de ferro.
Na extremidade oposta à do rodado, e encaixado no quinto tronco, a jangada tem em cima uma vara de secção cilíndrica, com a forma de um Y, disposta na vertical.
Estrado
Altura (cm): 18
Vara em forma de Y
Altura (cm): 115
Eixo
Largura (cm): 239
Rodas
Diâmetro (cm): 85
-
-
Origem/Historial: Jangada utilizada no mar para a recolha de algas, conhecidas como sargaço, utilizadas como fertilizante nas terras a cultivar.
A ficha de inventário refere que o local de uso são as freguesias de Amorosa e Castelo de Neiva, concelho de Viana do Castelo.
-
Incorporação: Anterior proprietário: desconhecido
-
Bibliografia
- FILGUEIRAS, Octávio Lixa - "Barcos", in A Arte Popular em Portugal, Vol.III. Lisboa: Editorial Verbo
- GALHANO, Fernando - "A apanha do sargaço no Norte de Portugal", in Separata da Revista Geographica, n.º 2. Porto: Centro de Estudos de Antropologia Cultural e de Etnologia, 1965
- MARÇAL, Horácio - "O Sargaço na orla marítima, entre Leça da Palmeira e a Foz do Rio Ave (História, Recolha e Costumes)", in Separata do Boletim da Biblioteca Pública Municipal de Matosinhos, nº 20. Matosinhos: 1973
- OLIVEIRA, Ernesto Veiga de; Galhano, Fernando - A apanha do sargaço no Norte de Portugal. Porto: Instituto de Antropologia, Universidade do Porto, 1958
- OLIVEIRA, Ernesto Veiga de; Galhano, Fernando e Pereira, Benjamim - Actividades Agro-Marítimas em Portugal. 2ª edição. Lisboa: Dom Quixote, 1990 (1975)
Exposições
-
O Voo do Arado
- Museu Nacional de Etnologia, Lisboa
- 16/12/1996 a 13/12/1998
- Exposição Física