Tambor
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AL.988
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Instrumentos musicais
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 55,5 x Diâm. 32
-
Descrição: Tambor bimembranofone de percussão directa, em forma de ampulheta, com fuste escavado e talhado num tronco de madeira, com os topos abertos sobre os quais foram aplicadas membranas de pele, ainda com vestígios de pêlo, esticadas e fixadas no bordo periférico por intermédio de pinos de madeira. As membranas apresentam no centro cera negra por forma a moldar a variação de som do instrumento.
Junto aos topos, a parte mais bojuda do fuste encontra-se decorada com desenhos de motivos geométricos insculpidos.
Na zona central do fuste, mais estreita, surgem quatro asas arqueadas, equidistantes, dispostas no sentido do comprimento, com dois frisos circulares canelados nos extremos. Atadas a duas dessas asas encontram-se duas tiras de pele que saem da membrana de um dos topos.
No centro do fuste apresenta ainda um orifício no qual se encaixa uma palheta vibratória feita de um pequeno tubo de madeira, rematado no topo que fica no interior do instrumento por uma membrana de papel. O tubo tem, ligeiramente a meio de sua secção, dois pequenos orifícios.
-
-
Origem/Historial: A colecção de Instrumentos Musicais de Angola é constituída por um total de 479 objectos (103 membranofones, 44 cordofones, 61 aerofones, 271 idiofones).
-
Incorporação: Anterior proprietário: desconhecido
-
Bibliografia
- REDINHA, José - Instrumentos Musicais de Angola. Coimbra: Centro Estudos Africanos/Inst. Antropologia Univ. Coimbra, 1984