Dimensões (cm): Comp. 106,0 x Alt. 61,5 x Larg. 13,5
Descrição: Representação de cabeça de animal em madeira composta de dois elementos: cabeça e pescoço.
O pescoço consiste num cabo cilíndrico da cor natural da madeira na posição diagonal. O seu extremo superior soprepõe-se a um dos extremos da cabeça que consiste num cabo paralelipipédico e fixo a este por meio de pregos. A cabeça está pintada de preto e é dominada por duas mandíbulas compridas, cuja dentição é representada por um contorno em forma de s... Ver maiserrilha e pintado de branco que se encaixam entre si. Os olhos são representados por duas saliências circulares de superfície plana, pintadas de branco por meio. No extremo da mandíbula superior estão três orifícios em representação do nariz. Atrás dos olhos estão duas orelhas verticais. A mandíbula inferior está presa na sua base à mandíbula superior por meio de várias tiras de borracha preta que se encontram cobertas por uma tira de tecido de cor arroxeada. Todo o pescoço encontra-se coberto por uma manga de tecido amarelo e roxo.
A mandíbula superior apresenta do lado esquerdo uma racha longitudinal na madeira e ausências de tinta.
A figura encontra-se apoiada num suporte metálico preto, composto de uma base rectangular. De um dos seus extremos ergue-se um pequeno pilar paralelipipédico, no qual assenta um outro numa posição diagonal e ao qual está pregada parte da superfície inferior do pescoço.
Base -12,3 x 51,5 cm
Origem/Historial: Personagem do teatro de máscaras e marionetas popular na região centro-sul do Mali.
Objecto pertencente a um total de 50 máscaras e marionetas provenientes do Mali, adquiridos por Francisco Capelo a Sónia e Albert Loeb, com vista à sua doação ao Museu Nacional de Etnologia, concretizada em 2004. Esta doação foi homenageada pelo Museu através da realização da exposição temporária "Sogobó. Máscaras e Marionetas do Mali", patente ao... Ver mais público entre 12 de Novembro de 2004 e 30 de Maio de 2007. A sua inauguração teve lugar no dia de aniversário do doador, segundo a sua vontade, quando este completou 50 anos de idade, facto esse assinalado intencionalmente pelo número de objectos doados.
Este conjunto de objectos faz parte de um conjunto mais vasto recolhido na região centro-sul do Mali, entre 2001 e 2003, pelos coleccionadores e galeristas franceses Sónia e Albert Loeb.
O teatro de máscaras e marionetas tem uma tradição secular naquela zona do Mali, mais concretamente na região de Ségou e adquire localmente diversas designações, das quais sogobó é apenas uma delas e que significa os animais são revelados. Este teatro é organizado por diferentes associações de jovens em várias localidades e consiste numa sequência de várias danças de máscaras e marionetas, ritmadas por instrumentos de percussão e por cânticos de coros femininos que dão voz às personagens.
Estas máscaras e marionetas representam animais do rio (p. ex. peixes, crocodilos) ou do bosque (p. ex. hipopótamos, gazelas, leopardos) e figuras humanas (p. ex. velho, aldeão, funcionário da administração colonial, a esposa ideal, etc.), personificando estéreotipos ou caricaturando figuras conhecidas de todos.
Este teatro é tido localmente como uma actividade lúdica e para além disso desempenha um papel social importante na veiculação de valores morais dentro das comunidades onde é levado a cena.
A região de Ségou é atravessada pelo rio Níger e terá sido ao longo deste que esta prática se difundiu: primeiro entre as comunidades ribeirinhas piscatórias e mais tarde através das comunidades agrícolas. São quatro os grupos étnicos que dentro da sua comunidade perpetuam esta tradição: os Bozo e os Somonò – pescadores – e os agricultores e comerciantes Bamana e Maraka.
Segundo Mary Jo Arnoldi, antropóloga autora do texto do catálogo (ARNOLDI, 2004), não existem muitas diferenças ao nível da estética ou da construção das máscaras/ marionetas entre os diferentes grupos; uma vez que aquelas chegam a ser adquiridas aos mesmos escultores itinerantes, e porque os diferentes grupos de jovens admitem influenciarem-se mutuamente. As diferenças acontecem mais ao nível da performance e de estilos muito próprios de dança, música ou do encadeamento entre estes dois.
Após a independência do Mali em 1960, o governo malinense promoveu de tal forma este teatro como parte da herança cultural do país que este conheceu um ressurgimento e actualmente os grupos contam já com patrocínios nacionais e internacionais para a realização de tournées fora do país, tratando-se por isso de uma tradição viva.
ARNOLDI, Mary Jo - Sogobo. Mascaras e marionetas do Mali. Lisboa: Instituto Portugues de Museus, 2004
ARNOLDI, Mary Jo - Playing with Time: art and performance in Central Mali. Bloomington, Indiana: Indiana University Press, 1995.
ARNOLDI, Mary Jo - "The sogow. Imagining a moral universe through Sogo bò masquerades". In: COLLEYN, Jean-Paul (ed.) - Bamana. The art of existence in Mali. New York: Museum for African Art, 2001, pp. 77-93.
DAGAN, E. A. - Emotions in Motion. Theatrical Puppets and Masks from Black Africa. Montréal: Galerie Amrad African Arts, 1990.
DARKOWSKA-NIDZGORSKI, Olenda, NIDZGORSKI, Denis - Marionettes et masques au coeur du théâtre africain. Saint-Maur: SEPIA, 1998.