Músico a cavalo
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BG.474
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Artes plásticas
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 19,2 x Larg. 12
-
Descrição: Figura de barro representando um homem a tocar guitarra, despido, montado num cavalo amarelo.
A figura assenta numa base rectangular, dotada de assobio em bisel, sem pintura, excepto no rebordo pintado de verde.
O cavalo, de cor amarela com manchas negras, tem as pernas altas e delgadas. Do seu dorso cilíndrico salienta-se uma cauda cónica, negra, e levanta-se o pescoço largo, rodeado por um risco vermelho; no topo da cabeça tem duas orelhas cónicas espetadas, pintadas de negro. Duas incisões horizontais e duas verticais figuram os arreios. Os olhos são duas incisões ovais com uma perfuração central, as narinas são perfuradas e negras. No corpo apresenta algumas perfurações, destinadas a evitar quebras durante a cozedura no forno.
O homem apresenta o corpo cilíndrico, vertical, totalmente pintado a cor- de-rosa, com algumas manchas vermelhas e verdes dispostas lateralmente e as pernas abertas sobre o dorso do cavalo. Os seus cabelos são negros, os olhos são depressões ovais com um ponto negro central, o nariz é uma saliência triangular e a boca uma mancha vermelha. No cimo da cabeça ostenta um boné vermelho, com incisões douradas na copa e uma pala circular saliente com incisões cobertas por traços dourados.
Tem nos braços uma viola oval, dourada, que no interior é contornada por uma incisão circular e por linhas incisas que figuram as cordas da viola. O braço direito está curvado, com a mão assente no tampo da viola e a mão esquerda segura o braço da mesma.
A zona interior da base está coberta por um feltro acastanhado.
-
-
-
Incorporação: Anterior proprietário: Maria José Sequeira Santa Marta
-
Bibliografia
- ALVES, Alexandre Costa - Rosa Ramalho: a colecção. Barcelos: Museu da Olaria, 2007
- BARRETO, Maria Angélica Abreu L. Cruz - Figurado de Barcelos - Investigação realizada para a conclusão de Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesa. Universidade Nova de Lisboa - F.C.S.H -: Policopiado, 1990
- CARNEIRO, Eugénio Lapa - Donde vem a confusão entre louças do Prado e louças de Barcelos. Barcelos: 1962
- CARNEIRO, Eugénio Lapa - São de barro, não pecam - D. Frei Bartolomeu dos mártires e a antiguidade da indústria dos bonecos de Barcelos, in Separata da Revista de Barcelos, 2ª série. Barcelos: 1998/1999
- CRUZ, Angélica Lima - Clay figurines of Galegos: an Anthopology of Artistic Production made by Women in Northern Portugal. Rochampton: Universidade Surrey, 2002
- FERNANDES, Isabel Maria - Figurado Português, de Santos e Diabos está o Mundo Cheio. Lisboa: Civilização, 2005
- IEFP, Feira Internacional das Indústrias da Cultura - Figuras e Figurados - O culto, a festa e o quotidiano, FIL, 5 a 9 de Novembro de 1997: 1997
- IEFP, Ministério da Segurança Social e do Trabalho - Mestres Artesãos do Século - Artefactos do mundo por mãos portuguesas, Feira Internacional do Artesanato, FIL, 29 de Junho a 7 de Julho de 2002
- PEIXOTO, Rocha - As Olarias de Prado: Museu Regional de Cerâmica, Cadernos de Etnografia, nº 7, 1966
- SEIXAS, Paulo Castro; Providência, Paulo - Figurado uma visão do mundo, Exposição. Barcelos: Câmara Municipal de Barcelos, Museu de Olaria, 2002
- VILLAS BOAS, Joaquim Selles Paes - Um Capítulo da Etnografia Barcelense, as Olarias: Companhia Editora do Minho, 1951