Pano de armar
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 1/C
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 16
-
-
Técnica: Tecidos: brocatel
Galão: bordado
Forro: tafetá
-
Dimensões (cm): Alt. 230 x Larg. 229
-
Descrição: Peça constituida pela união longitudinal de quatro faixas de dois tipos de brocatel diferentes, alternantes entre si. Na zona superior, e simulando uma sanefa, os mesmos tecidos surgem por ordem inversa, formando efeito axadrezado.
Um dos brocateis, em tons de vermelho, apresenta um desenho vegetalista de fino recorte, tendo por motivo central albarradas inclusas em cercaduras ogivais constituidas por folhas palmiformes.
O segundo tecido, em tons de amarelo, apresenta um desenho vegetalista de grandes dimensões, com motivo central derivado da pinha, encontrando-se este inserido numa cartela ogival constituida por troncos, folhas e frutos estilizados.
O limite inferior da "sanefa" surge rematado com um estreito galão bordado de seda amarela, vermelha e fio laminado dourado, o qual une a um outro galão mais largo, em fio laminado dourado, com efeito de rede e franjado.
A peça é forrada a linho, reforçado nas costuras por faixas de linho mais claro que se lhe sobrepôem.
14 argolas metálicas permitem a suspensão da peça.
-
-
Origem/Historial: Esta peça teria sido, em conjunto com mais três outros panos idênticos, usada para forrar as paredes da capela de S. João Baptista situada no claustro do convento de Jesus de Aveiro, edifício onde hoje se encontra instalado o Museu de Aveiro.
Para além de uma função decorativa, estas peças destinavam-se a atenuar o efeito da humidade e das baixas temperaturas dos espaços a que se destinavam.
-
Incorporação: Transferência por disposição legal.
-
Centro de Fabrico: Tecidos de fabrico peninsular (?)
Bibliografia
- Catálogo da Exposição de Arte Religiosa no Collegio de Santa Joana Princeza em beneficio dos pobres de Aveiro. Aveiro: Minerva Central, 1895
- Catálogo da Exposição Distrital de Aveiro Promovida pelo Grémio Moderno em 1882. Porto: Imprensa Comercial, 1883
- FREITAS, Melo - Feixe de motivos porque na parte nobre do convento de Jesus se deve instalar um Museu distrital ou municipal. AVEIRO: 1911
- GOMES, Marques - Ilustração moderna (1926-1927): 1926-1927.
- GONÇALVES, António Nogueira - Inventário artístico de Portugal- zona sul. Lisboa, 1959.
- SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.
- SOUTO, Alberto - Museu de Aveiro. Aveiro: 1926