Altar de São Francisco de Assis
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 1a/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (Oficina de Talha)
-
Datação: 1750/1800
-
Suporte: Madeira de pinho na armação e madeira de castanho nos elementos exteriores da mesa
-
Técnica: Ensamblagem deelementos em madeira e entalhamento de motivos decorativos destacados do suporte; aplicação de policromia.
-
Dimensões (cm): Alt. 97 x Larg. 152 x Prof. 45
-
Descrição: Mesa adossada ao retábulo com n. inv. 1/M; peça tridimensional com tampo rectangular sustentado por três faces: a dianteira e duas ilhargas.
Alçado principal de perfil avultado em forma de "S" invertido; as faces laterais acompanham o recorte reentrante da mesa;
Ornamentação com elementos de inspiração vegetal (folhagem de acanto e flores) entalhados, vasados e dourados, aplicados sobre fundo policromado; na face principal e ao centro destaca-se um medalhão (ou reserva) de cor azul onde se inscreve uma rosa com folhagem de acanto disposta em forma de cruz; este elemento central é emoldurado por elementos dourados em auricular seguidos de composição em concheados flamejantes, vasados e dourados dispostos em torno da reserva; na parte inferior desta composição, mediana à base, uma flor acantiforme pende sobre faixa de cor azul com laivos brancos imitando uma brecha; esta faixa contorna, pelo exterior, todo o alçado principal .
Nos cantos superiores, pontos de união com as ilhargas da mesa, são aplicadas composições florais entalhadas e douradas sobre fundo marmoreado de tons vermelho e branco.
Rodapé com moldura duplicada de perfil recto, filete dourado intermédio, e aplicação de camada cromática a imitar mármores de cor verde e púrpura nos contornos dos três alçados.
-
-
Origem/Historial: De acordo com o Inventário dos Bens do Museu de Aveiro de 1922 e de 1942, este conjunto retabular é proveniente do Convento de São João Evangelista das Carmelitas Descalças de Aveiro; a escultura de São Francisco de Assis com o nº inv.º 3/B é proveniente da Igreja da Sé de Aveiro; o seu agrupamento é resultado de uma intervenção museológica efectuada na 1º década de 19000; O director do Museu Regional de Aveiro era então o Dr.º Marques Gomes.
-
Incorporação: Transferência /Disposição Legal do Convento de São João Evangelista de Aveiro
-
Bibliografia
- ALVES, Natália Marinho Ferreira - A Arte da Talha no Porto na Época Barroca. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1989
- GOMES, J. Marques - "História do Museu Regional de Aveiro (1911-1921)". Aveiro: Campeão das Prov¿incias, 1921
- GOMES, J. A. Marques; VASCONCELOS, Joaquim de - Catálogo da Exposição de Arte Religiosa. Aveiro: Minerva Central, 31/07/1895
- GONÇALVES, António Manuel - "Introdução ao Museu de Aveiro", sepª Museus para quê?. Lisboa: Colóquio APOM, 1976
- Inventário das Imagens, paramentos, alfaias e outros móveis, pertencentes ao Convento de Jesus de Aveiro. Fotocópiado do manuscrito: 04/03/1874
- BELINQUETE, José Martins. "As Carmelitas em Aveiro – Ontem e Hoje". Aveiro: Edições Sinai, 1996
- Cardoso, Maria da Luz Nolasco (2019). "O Retábulo do Convento da Madre de Deus de Sá- Conjunto de retábulo e sacrário em Exposição Permanente, Museu de Aveiro, Santa Joana", Revista de História da Sociedade e da Cultura - nº 19, https://doi.org/10.14195/1645-2259_19_33