Técnica: Entalhamento e semblagem de elementos rigorosamente talhados, unidos e perfilados: ver o resplendor e o seu sistema de união de modo a manter em equilíbrio a peça no todo.
Dimensões (cm): Alt. 73 x Larg. 46
Descrição: Peça tridimensional, amovível e constituída por três partes: peanha (n. inv. 3/M) agrupada a uma base (3a/M) e complementada por um par de "puti" ou meninos, neste caso concreto com existência de apenas um dos meninos:este conjunto de elementos amovíveis não é garante de união na origem, podendo a peanha ter sido agrupada posteriormente, ao restante da composição.
A peça representa o símbolo do Coração de Jesus envolto de um "sol" raiado com raios lanceolados a formar resplendor exposto sobre uma base tridimensiobal, recortada, entalhada e dourada, sendo esta ladeada por par de anjos (ver nota de observação) em corpo inteiro, amovíveis e colocados com espigão metálico na base nos extremos.
Base longitudinal, recortada e cavada com extremos formando pés de sustentação; corpo avultado, curvilíneo e reentrante encimado por composição figurativa do Sagrado Coração de Jesus; a envolver o coração central uma coroa de espinhos; este coração está ladeado por um conjunto de oito (8) elementos em espiral formando um encadeado de nódulos, simulando pequenas nuvens, dispostas simetricamente e em dois semi-círculos; o encadeado é interrompido na base e no topo por elemento em forma de chama;
circunda esta composição uma auréola (mandorla) de raios lanceolados; têem comprimentos radiais distintos, sendo a sua colocação alternada.
Base em forma de "sacra" ou de registo religioso expresso, neste caso, por uma peça tridimensional em forma de prisma triangular, abatido (quase planimétrico) e irregular que apoia em apenas dois pontos: nos extremos da base. A base fecha no topo num segmento recto com rocalha central donde expande um elemento em forma de "chama" ou de "disposito em linhas de fogo", como se se tratasse de uma labareda viva colocada sob uma representação figurativa de "coração envolto em 8 nódulos de nuvens"; nódulos agrupados em 4, colocados de cada lado do coração;
A base tem um óculo central inscrito numa cartela em auricular, elementos em forma de "C", entalhados e dourados;a base apoia em dois pontos definidos por um par de enrolamentos entalhados e dourados colocados nos extremos do prisma.
Origem/Historial: Existe referência a esta peça nos inventários de 1922 como peça nº 64 e no Inv. de 1942 como peça n.º 133