Descrição: Peça com a frente recortada à altura das cavas, laterais ligeiramente boleadas, decote em "v" truncado e base de linha direita. Sebasto simples. Costas direitas apenas ligeiramente arredondadas na base.
Utilização de dois tipos de tecidos distintos: o primeiro, aplicado nos sebastos centrais e zona lateral ao decote, em seda canelada verde, com motivos florais espolinados a sedas polícromas. Nele se combinam vários tons de verde, rosa, amarelo e branco com lâmina e fio laminado dourado e prateado. O segundo, aplicado na restante peça, em seda canelada com fundo de tom verde mais claro, tendo motivos florais espolinados a sedas de dois tons de verde, vermelho escuro, rosa, amarelo e branco. Estes motivos inserem-se em malhas sinuosas simulando rendas.
Estrutura da peça demarcada com aplicação de galão dourado, nomeadamente no contorno do sebasto, no contorno do decote, a fazer um corte transversal à altura do peito, e dois outros cortes laterais ao sebasto.
Perimetro da peça rematado por galão diferente, com motivos concheados.
Forro de lustrina verde escuro.
Origem/Historial: Esta peça vem referida numa listagem de peças que deram entrada no Museu de Aveiro por intermédio de José Maria Vilhena Barbosa de Magalhães para, vindas dos conventos de Lisboa. Neste caso a peça é preoveniente do convento das Salésias de Lisboa.