Técnica: Tecido da frontaleira, sebastos e faixas: veludo.
Tecido dos campos:seda canelada com prata estirada (?).
Bordado dos campos: directo a pontos de ouro e de seda.
Bordado da frontaleira, sebastos e faixas : directo a pontos de ouro e prata.
Galões: bordado directo a pontos de ouro e aplicação de hematites.
Dimensões (cm): Alt. 89 x Larg. 160
Descrição: Peça constituída por frontaleira, sebastos e campo com dois painéis separados por faixa central. Faixa inferior. Frontaleira, sebastos e faixas em veludo liso carmesim bordado. Painéis de seda canelada e lâmina de prata estirada, em tom cru, com decoração bordada a sedas policromas e fio laminado dourado e prateado.
Ao centro da frontaleira destaca-se um sol em metal dourado, inserido numa moldura encimada por um querubim com vidrilhos polícromos encrustados a toda a volta. Frontaleira, sebastos e faixas decorados com "s" horizontais separados por colunas. Gavilhas e vagens completam a decoração. Em ambos os campos destaca-se uma jarra com uma alcachofra central e vários cravos. Da jarra saem enrolamentos vegetalistas filiformes de cujas extremidades pendem dois corações trespassados. Dois pássaros debicam a alcachofra central. Por entre a folhagem distinguem-se vários pássaros e caracóis. Ladeiam a jarra dois leões coroados afrontados.
Todas as componentes do frontal são rematadas por dois galões diferentes: um galão bordado relevado, com efeito de torçal e aplicação de hematites, e um outro mais simples e estreito.
Forro de linho em tom cru.
Origem/Historial: Pensa-se que terá pertencido à capela de Nossa Senhora da Assunção, situada no claustro do convento de Jesus de Aveiro (actual Museu de Aveiro).
A única referência bibliográfica encontrada acerca dos paramentos pertencentes a esta capela, foi a de que teria sido Soror Luísa da Anunciação quem "de esmolas e do que lhe dava a comunidade, teve indústria para ornar a Capela de Nª Srª da Assunção (...) deixando-a rica de pratas e ornamentos dos mais custosos e aceados que tem hoje o Mosteiro". Ver: "História de S. Domingos" de Frei Luís de Sousa, p.746.
Embora não tenha sido encontrada qualquer documentação sobre a encomenda ou confecção desta peça, existem fotografias no arquivo do Museu em que a peça surge com os campos em brocatel. Estes também não seriam certamente os originais, dada a tipologia de materiais e decoração do restante frontal.
Nos actuais campos, aplicados numa época ainda mais recente, é visivel a sobreposição das faixas e dos sebastos aos desenhos originais dos painéis, ficando parte do bordado oculto.
Incorporação: Transferência por disposição legal do acervo provindo do Convento de Jesus de Aveiro.
Bibliografia
Catálogo da Exposição de Arte Portuguesa em Londres (800-1800) Royal Academy of Arts, Londres. Londres: Royal Academy of Arts, Londres, U.K., 1955-1956
Catálogo Ilustrado da Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882
GOMES, J. Marques - "História do Museu Regional de Aveiro (1911-1921)". Aveiro: Campeão das Prov¿incias, 1921
GOMES, Marques - Ilustração moderna (1926-1927): 1926-1927.
GOMES, J. A. Marques; VASCONCELOS, Joaquim de - Catálogo da Exposição de Arte Religiosa. Aveiro: Minerva Central, 31/07/1895
GONÇALVES, António Manuel - Roteiro do Museu de Aveiro. Aveiro: 1960
GONÇALVES, António Nogueira - Inventário artístico de Portugal- zona sul. Lisboa, 1959.
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.
VASCONCELOS, Joaquim de - Arte Religiosa em Portugal. Porto: 1914/5
XVII Exposição de Arte Ciência e Cultura. Os descobrimentos portugueses e a Europa do renascimento. Lisboa: Presidencia do Conselho de Min, 1983
GOMES, J. Marques, “Museu Regional de Aveiro”, in, Ilustração Moderna, ed. Marques Abreu, Porto, 1º ano 1926, nº 2, Junho
Almeida, Fortunato de - História da Igreja em Portugal. Porto: Portucalense Editora, 1968
Catálogo da Exposição " Os construtores do Oriente Português". Lisboa, 1998.
Bastos, Carlos - Industria e arte têxtil. Porto, 1960.
Exposições
"XVII Exposição de Arte, Ciencia e Cultura
Lisboa
Exposição Física
Exposição de Arte Portuguesa em Londres (800-1800)