Técnica: Sebastos, frontaleira e faixas: bordado directo sobre desenho preparativo com pontos de seda e ponto de ouro estendido.
Campos: veludo
Galão bordado.
Dimensões (cm): Alt. 89 x Larg. 144
Descrição: Peça com frontaleira, sebastos e faixas em linho bordado e dois campos de veludo liso.
Decoração bordada a fios de seda policromos e fio laminado dourado representando imaginária fitomórfica e animal oriental, destacando-se pavões afrontados e aves diversas. O agrupamento dos motivos é de tipo simétrico, havendo diferenças nos pormenores de desenho e de cor. A faixa central, que separa os campos, apresenta apenas decoração vegetalista.
Um galão dourado contorna todas as componentes da peça à excepção das duas laterais exteriores do frontal. Frontaleira com aplicação de franja com efeito de rede.
Origem/Historial: Segundo Marques Gomes, trata-se de um trabalho indiano do séc. XVI, oferecido ao convento de Jesus de Aveiro por D. Frei Jorge de Santa Luzia, bispo de Malaca.
Incorporação: Transferência/Disposição legal
Convento de Jesus de Aveiro. (ver nota de Marques Gomes de 1916, nº 67).
Centro de Fabrico: Manufactura indiana?
Bibliografia
Catálogo da Exposição Distrital de Aveiro Promovida pelo Grémio Moderno em 1882. Porto: Imprensa Comercial, 1883
GONÇALVES, António Nogueira - Inventário artístico de Portugal- Distrito de Aveiro - zona sul, Academia Nacional de Belas Artes. Lisboa, vol. VI: 1959
Inventário de 1922
Inventário de 1942
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.
FERREIRA, Maria João Pacheco, "As alfaias bordadas sinoportuguesas (sec. XVI a XVIII)". Lisboa: Universidade Lusíada Editora.2007