Técnica: Ensamblagem e entalhamento da madeira com aplicação de folha de ouro e de camada cromática
Dimensões (cm): Alt. 00000 x Larg. 00000
Descrição: Espaço acima dos cadeirais e topos, revestidos por apainelados com entablamentos de talha dourada, formando molduras rectangulares para a fixação de telas (conjunto de 14 vãos aos quais correspondem 14 telas de secção rectangular e c/ dimensões ligeiramente diferenciadas).
No lado esquerdo do observador (estando este de frente para a Igreja), registam-se sete vãos emoldurados; destes, cinco foram prenchidos por telas c/ pintura a óleo e com iconografia relactiva ao agioligio Dominicano.
Foram retiradas o conjunto de telas pintadas a óleo representando Santos da Ordem Dominicana tal qual refere Domingos Mauricio, 1967, Vol. II/1, página 21; no entanto existe uma edição de 1938 sobre conferência proferida por Dr Alberto de Souto no Salão Silva Porto, e na capa desta edição está representado, por Alberto Souza, em aguarela da sua autoria uma imagem do Coro alto com o orgão positivo e sobre este no paramento sul, fronteiro à entrada, está uma tela com três figuras: uma destas corresponde a uma freira Dominicana que recebe a benção de Cristo com um Menino(?).
Incorporação: Transferência/Disposição Legal
Bibliografia
AZEVEDO, Carlos de - "Baroque Organ - Cases of Portugal". Amsterdam: 1972
GOMES, J. Marques - "História do Museu Regional de Aveiro (1911-1921)". Aveiro: Campeão das Prov¿incias, 1921
GOMES, Marques - Estudos Históricos
SANDÃO, Artur de - O Móvel pintado em Portugal. Barcelos: Editora do Minho, 15 de Dezembro 1966
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos - Mosteiro de Jesus de Aveiro. Lisboa: Companhia de diamantes de Ang., 1967