Suporte: Madeira de castanho; tardoz com barrotes em pinho para amparo da estrutura retabular.
Técnica: Ensamblagem e entalhamento da madeira.
Tem trabalho de marcenaria e detalhe de destaque na colocaçao em chanfro das ilhargas do retábulo, funcionando em plano oblíquo em relação ao camarim central.
Dimensões (cm): Alt. Pé direito da Capela (?)
Descrição: Retábulo de planta convexa, organizado em um só tramo vertical com corpo único e vão central.
O camarim, de acentuada profundidade, interrompe o entablamento e integra o tímpano retabular; a delimitar este vão um par de ilhargas laterais colocadas em chanfro e em plano avançado um par de colunas de fuste liso, com camada cromática a imitar "Lápis -Lázuli", encimadas por capiteis coríntios dourados sobre os quais apoia o entablamento; estes planos oblíquos cortam em ângulo convexo o tramo central do retábulo.
O corpo retabular assenta sobre o sota-banco estando-lhe adossado a mesa de altar em forma de "S" invertido.
O fecho ou ático do retábulo apresenta um prolongamento acentuado do vão central contribuindo para a dinamização do alçado; este elemento de fecho projecta-se para além do plano retabular e avança junto ao tecto da Capela. O remate do ático é o de um frontão interrompido com lanços perspectivados destacando-se nos extremos um par de anjos de vulto pleno; ao centro do tímpano e em plano avançado composição figurativa de "Cristo sobre o Véu de Verónica", aplicada sobre raiado dourado; ladeiam esta composição um par de anjos tenentes suportando uma lança, esculpidos em vulto a 3/4 e com as costas ligeiramente planas; são figuras representadas de corpo inteiro e semi cobertas por panejamentos drapeados, entalhados e dourados. Esta imaginária relevada e de vulto está colocada nos extremos do coroamento, assentes em segmentos de voluta que avançam a partir da estrutura retabular e reforçam a dinâmica da composição.
Origem/Historial: Proveniente da Capela do Senhor dos Passos, do Convento de Jesus de Aveiro (in situ).
Nesta capela venerava-se desde o século XVIII a N. Senhora da Soledade, em oratório próprio, dito Maquineta de Altar devocional.