Descrição: O móvel apresenta dois corpos: um superior constituído por um oratório e um inferior por uma cómoda-papeleira.
O oratório é encimado por um frontão em voluta e uma cruz dourada ao centro. Frente com porta envidraçada com moldura superior em forma de arco. Interior policromado com motivos florais. Remates laterais do corpo com elementos de madeira recortada.
Na base deste corpo, pequena prateleira central deslizante com puxador para permitir a... Ver mais colocação de vela ou jarra.
Decoração floral densa.
Corpo inferior constituído por cómoda-papeleira de tampo inclinado a apoiar em batentes. Interior com compartimento central com porta, a qual dá acesso ao "segredo": o fundo móvel da divisória permite alterar os lados e aceder a pequenos compartimentos. De cada um dos lados da porta distribuem-se três escaninhos, sob estes uma gaveta larga e sob esta duas gavetas menores.
Parte inferior da cómoda com quatro gavetas com alturas diferentes.
Pés em mísula.
Todo o conjunto apresenta decoração acharoada, com motivos figurativos de inspiração oriental dourados. Esta composição de desenho e traço fino, funciona de modo a realçar as figuras sobre o fundo vermelho. Ilhargas também decoradas.
Origem/Historial: Esta peça, proveniente do Convento de Jesus de Aveiro, poderá ter dado entrada no convento através de um dote.
Incorporação: Transferência / Disposição Legal
Centro de Fabrico: Manufactura inglesa
Bibliografia
Catálogo da Exposição de Arte Portuguesa em Londres (800-1800) Royal Academy of Arts, Londres. Londres: Royal Academy of Arts, Londres, U.K., 1955-1956
SANDÃO, Artur de - O Móvel pintado em Portugal. Barcelos: Editora do Minho, 15 de Dezembro 1966
SANTOS, Reynaldo dos - Oito séculos de Arte Portuguesa. Lisboa
Exposições
Exposição de arte Portuguesa em Londres (800-1800)