Técnica: Ensamblagem e entalhamento da madeira; douramento e colocação de camada cromática - glacis)
Dimensões (cm): Comp. 285 x Alt. 300 x Larg. 95 x Prof. 95
Descrição: Retábulo organizada segundo três tramos verticais e três corpos horizontais. Planta de perfil recto com os dois tramos laterais avançados e o central recuado; integra cavidade medial onde se expunha escultura devocional.
Banco retabular escalonado com extremos avançados em relação ao painel central; corresponde formalmente ao desenho do entablamento, sendo deste distinto pelo tamanho (dimensão superior em altura).
Sobre este corpo assenta o intermédio, preenchido com um nicho ao centro, cujo vão foi na sua origem envidraçado, mantendo-se-lhe a moldura em arco abatido.
Conjunto de quatro colunas estriadas colocadas no corpo médio, com espaço intercolúnio relevado e decorado com faixa vertical de caneluras com camada cromática (glacis de cor vermelha) aplicada sobre os frisos interculíneos. O entablamento é definido por um corpo horizontal a toda a largura, perspectivado nos extremos com arquitrave, friso relevado com motivos vegetalistas e cabeça de anjo alada a eixo, no corpo médio; cornija de fecho perspectivada nos extremos.
Origem/Historial: Em 1960-1980 este retábulo esteve exposto na sala dos trinitários ( roteiro de António Manuel Gonçalves) então diretor do Museu de Aveiro entre 1959 e 1984. Tinha ao centrouma escultura de vulto pleno de Nossa Senhora da Conceiçºao ou Assunção (n.inv. 106/B).
Incorporação: Transferência / Disposição Legal do Convento de Jesus de Aveiro
Bibliografia
BRANDÃO, Domingos de Pinho - Obra de Talha Dourad, Ensamblagem e Pintura. Porto: Diocese do Porto, 1984, Vol.II,
Catálogo da Exposição "Robert C. Smith, 1912-1975 - A Investigação na História de Arte". Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian, Serviço de Belas Artes, Arquivo, 2000
Exposições
A Investigação na História de Arte
Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Belas Artes, Lisboa