Oratório

  • Museu: Museu de Aveiro
  • Nº de Inventário: 115/M
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: 1735/1765
  • Suporte: Madeira de Castanho
  • Técnica: Ensamblagem e entalhamento da madeira
  • Dimensões (cm): Alt. 195 x Larg. 115 x Prof. 52
  • Descrição: Descrição: Peça em madeira entalhada e dourada no exterior, com alçado envidraçado e porta amovível; no interior da caixa tem pintura imitando um tecido de flores (rosas vermelhas, azuis e brancas em ramagens sinuosas formando reservas sobre fundo azul). Estrutura: caixa paralelepipédica de leitura vertical e com um vão ao centro de secção rectangular e fecho em arco, semi circular; tem base plana de secção rectangular. O alçado principal tem um vão envidraçado, porta amovível com fechadura à esquerda e moldura composta em duplo caveto sendo o desenho rectilíneo em três lados e o remate superior contra curvado; a moldura da porta tem recamo de elementos vegetalistas em arabesco distribuidos em torno do vidro; as abas laterais que servem de contorno à caixa são recortadas e vasadas partindo da base em enrolamentos de voluta e terminando em forma de auricular flamejante e avançado. Remata a peça um frontão quebrado com aletas nos extremo, entalhadas e vasadas formando uma composição assimétrica de folhagem flamejante; Na dinamização do remate aparece como ornato colocado na parte central e em plano avançado um elemento em forma de palmeta trilobada, vasado e dourado ladeada de grinalda de flores. Gramática Decorativa:emoldura a abertura do nicho, composição em talha dourada de elementos concheados e rocalhas, recoratdos e vasados, com as extremidades superiores em forma de auricular e folhagens flamejantes.
  • Origem/Historial: A maquineta com n.º inv.º 115/M faz conjunto com outra idêntica com n.º inv.º 116/M; apresentam similitudes quer na morfologia quer no tratamento decorativo. Ambas peças estiveram integradas na Sala de Lavor dita Quarto da Princesa Santa Joana, na parede norte, a ladear a estrutura retabular central onde figura a pintura setecentista representando a morte de Santa Joana.
  • Incorporação: Transferência / Disposição Legal

Bibliografia

  • SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos - Mosteiro de Jesus de Aveiro. Lisboa: Companhia de diamantes de Ang., 1967
  • BELINQUETE, José Martins. "As Carmelitas em Aveiro – Ontem e Hoje". Aveiro: Edições Sinai, 1996

Obras relacionadas

Multimédia

  • 1026.JPG

    Imagem