Altar de São Francisco de Assis
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 1b/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1735/1765
-
Suporte: madeira de castanho
-
Técnica: pintura de fingidos e marmoreados com policromias diversas aplicadas sobre uma preparação em gesso
-
Dimensões (cm): Alt. 257 x Larg. 192 x Prof. 46
-
Descrição: Retábulo de madeira entalhada e dourada com pintura imitando marmoreados.
Planta convexa, com um corpo central onde se integra um camarim, sendo este ladeado por ilhargas oblíquas com paneis semicurvos intercalados por quartelões divididos em três níveis: a base em forma de "S" com folha de acanto dourada sobre fundo marmoreado a azul; nível intermédio com grinalda de rosas e folhagem dourada sobre fundo marmoreado azul; e remate superior avançado com elemento concheado e vasado a dourado sobre fundo azul desenhando um óculo flamejante ao qual apoia uma mísula com arestas em acanto douradas; este elemento é simétricamente igual ao quartelão do outro lado da ilharga; segue-se-lhes um entablamento perspetivado e reentrante que suporta o ático: entre volutas douradas que desenham os extremos deste frontão existe uma composição em arco segmentado, curvilíneo e pintado imitando marmoreados a azul, ocre e vermelho; ao centro uma rosa com quatro ramos radiais e dourados marcam a eixo o centro da composição de remate retabular.
Em torno do retábulo funciona uma moldura que arranca da banqueta a toda a volta da estrutura retabular como se fecha-se em arco recortado e dinamicamente entalhado com ramos de flores, elementos em auricular e folhagem curvilínea toda a composição junto à parede onde esta adossa, fazendo o remate.
-
-
Origem/Historial: Foi deslocada e transferida para o Convento de Jesus de Aveiro, após extinção das ordens religiosas em 1834; consta de um inventário em Anexo 41 da obra do Padre Belinquete. Consta dos inventários do Museu de Aveiro de 1922 e de 1942.
-
Incorporação: Transferência / Disposição legal
-
Bibliografia
- BELINQUETE, José Martins. "As Carmelitas em Aveiro – Ontem e Hoje". Aveiro: Edições Sinai, 1996
- Loureiro, João José, "Retábulos da Ordem dos Carmelitas Descalços", Promontória Monográfica, Universidade do Algarve: Departamento de Artes e Humanidades. Ordem dos Carmelitas Descalços. 11, 2015.