Retábulo de São Simão
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 59/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1640/1707
-
Suporte: madeira de castanho nos elementos estruturais e de pinho nos elementos de suporte da retaguarda.
-
Técnica: entalhamento da madeira com aplicação de folha de ouro e trabalho de estofo no interior dos nichos
-
Dimensões (cm): Alt. 284 x Larg. 315 x Prof. 40
-
Descrição: Retábulo in situm, de marcenaria lavrada e dourada, apresenta estrutura caracterizadamente maneirista.
Tem planta de perfil recto com modelação tripartida definindo três tramos de igual dimensão; estes são separados por colunas torsas, num total de quatro, tendo no fuste sete espiras com recamo de folhagem e grinalda de flores (gramática barroca); as colunas estão assentes sobre mísulas que adossam à predela, tendo as do centro representação figurativa de meninos hercúleos e as dos extremos um par de fénix policromadas.
A predela está compartimentada em três registos rectangulares preenchidos por campos entalhados e dourados com decoração vegetalista apresentando ao centro de cada campo uma inscrição/legenda em reserva (ilegível);
No tramo central destaca-se a abertura de um nicho envidraçado com o interior pintado representando uma montanha com vegetação e no topo uma povoação com elementos arquitectónicos; a cada tramo lateral corresponde um nicho, mais estreito e com altura inferior em relação ao nicho central; estes são envidraçados e têm o interior pintado imitando um tecido de padrão repetitivo com motivo de flores; estas são pintadas a vermelho sobre fundo azul claro e dispostas em diagonal;
Fecha o retábulo entablamento composto por arquitrave decorada com perolado inferior e um filete com folhagem miuda de acanto, seguida de friso com enrolamentos de acanto e uma cabeça de anjo alada correspondendo ao centro de cada tramo; cornija com moldura decorada com ornatos de óvalos, perspectivada nos extremos e na perpendicular das colunas.
A estrutura retabular encaixava na capela de topo a topo, preenchendo a largura máxima deste local.
-
-
Origem/Historial: Esta capela foi mandada edificar por D. Isabel de Castro, prioresa do Convento de Jesus, cumprindo um voto que havia feito ao Apóstolo São Simão em 1507. De acordo com a obra de Frei Luis de Sousa " História de São Domingos" (edição da Lello e Irmãos, Porto, 1977), pág. 1052, regista-se o facto das religiosas do Mosteriro de Jesus fazerem voto a São Simão, de lhe celebrarem festa, procissão e de lhe lavrarem -Capela. A Capela sofreu modificações posteriores (?) as quais alteraram estruturalmente a composição do retábulo bem como a estrutura de fecho da referida capela.
-
Incorporação: Transferência / Disposição Legal
-
Centro de Fabrico: desconhecido
Bibliografia
- QUADROS, Rangel de - AVEIRO - Apontamentos históricos. (Aveiro): policopiado, 1978
- SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos - Mosteiro de Jesus de Aveiro. Lisboa: Companhia de diamantes de Ang., 1967