Painel de azulejos
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 616
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
-
Técnica: Majólica policroma
-
Dimensões (cm): Alt. 28 x Larg. 27,5
-
Descrição: Painel de azulejos de padrão, constituído por quatro azulejos, num módulo 2x2, polícromo nas cores, azul, branco e amarelo.
A decoração é formada por uma flor centralizada, cujas pétalas dispostas em cruz, sobrepõe-se a um quadrado moldurado liso, com os lados ligeiramente abaulados. Os cantos são preenchidos com composição de folhagem de acanto estilizada.
-
-
Origem/Historial: Este painel de azulejo de padrão faria parte, certamente, de uma composição destinada a um revestimento parietal, segundo C. Laranjo (1991) e D. Sant'Ana (1988), provenientes de um templo da cidade ou região de Lamego.
O motivo presente neste painel enquadra-se nos muitos ornatos e composições da azulejaria portuguesa de seiscentos, que derivam da estilização de elementos florais e vegetais, que associados aos diversos elementos enquadrantes, formavam os revestimentos chamados "de tapete", devido à sugestão de aplicação têxtil resultante. (Meco, 1989)
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- Guia de Portugal. Trás-os-Montes e Alto Douro. II- Lamego, Bragança e Miranda, vol. 5. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1988
- LARANJO, F. J. Cordeiro - Museu de Lamego. Lamego: C.M.Lamego, 1991
- MECO, José - O Azulejo em Portugal, Vol. 15. Lisboa: publicações Alfa, 1989