Igreja de Jesus

  • Museu: Museu de Aveiro
  • Nº de Inventário: 162/M
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Domingos Lopes; (Entalhador) Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 17/18
  • Suporte: madeiras várias, elementos em ferro e ligantes.
  • Técnica: Talha e ensamblagem de elementos, técnicas de encaixe e ligações de madeiras por juntas secas e coladas, entre outras caraterísticas da época da construção.
  • Dimensões (cm): Alt. xxx x Prof. xx
  • Descrição: Revestimento parietal da nave da Igreja de Jesus na zona alta do paramento e inferior à cornija, em madeira entalhada e dourada, c/ integração de quatro pinturas sobre tela representando Santos Dominicanos e de 4 vãos envidraçados; estes vãos iluminam o interior da nave da Igreja, estando dois de cada lado, simetricamente colocados e intercalando com as pinturas. Descrição do trabalho de talha aplicado na zona alta das paredes da nave junto à cimalha: repartem-se quatro vãos de janelas c/ seis vidros cada, ladeados por divisórias em forma de quartelão ou pilastra definidas pelo entalhamento em alto relevo de uma folha avultada e longa de acanto em "S" invertido, avançando sobre o plano da parede; os vãos iluminam o interior da Igreja e os quartelões marcam as divisórias transversais do teto; estes vãos envidraçados são intercalados por quatro painéis pintados sobre tela representando Santos da Ordem Dominicana. A fixação das pinturas é feita por molduras de secção retangular em friso entalhado com folhagem miúda e perlado segmentado inferior. Junto à cimalha corre um friso c/ denticulado em madeira entalhada e dourada, sobre o qual avançam oito pares de modilhões, quatro em cada um dos lados da nave, esculpidos na madeira c/ desenho de folhagem de acanto e segmento de moldura superior. Segue-se-lhe a cornija ou moldura de remate colocada a todo o comprimento da nave.
  • Origem/Historial: De acordo c/ a obra de Domingos Maurício, "O Mosteiro de Jesus", pág.10-11 Vol.II/1 é -nos referido que: " a obra de talha da zona alta das paredes e inferior à cornija, surje ao mesmo tempo da do tecto do corpo da Igreja"
  • Incorporação: Transferência / Disposição Legal
  • Centro de Fabrico: Oficinas de talha do Porto

Bibliografia

  • ALVES, Natália Marinho Ferreira - A Arte da Talha no Porto na Época Barroca. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1989
  • BRANDÃO, Domingos de Pinho - Obra de Talha Dourad, Ensamblagem e Pintura. Porto: Diocese do Porto, 1984, Vol.II,
  • SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos - Mosteiro de Jesus de Aveiro. Lisboa: Companhia de diamantes de Ang., 1967
  • SMITH, Robert C. - Cadeirais de Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 1968
  • Cardoso, Maria da Luz Nolasco (2018) A TALHA DA IGREJA DE JESUS DE AVEIRO ©. THE CHARITY OF THE CHURCH OF JESUS OF AVEIRO, Ed: Asociación para La Investigacion de la Historia Del Arte Y del Património Cultural "Hurtado Izquierdo", nº 3, P: 93-114

Multimédia

  • 6830.jpg

    Imagem
  • 2142.JPG

    Imagem
  • 2143.JPG

    Imagem
  • 2086.JPG

    Imagem
  • 2140.JPG

    Imagem
  • 2141.JPG

    Imagem
  • 6833.jpg

    Imagem