Técnica: Tecido: seda canelada;
Bordado: pontos de ouro estendido, relevado, cordãozinho dourado, lâmina sujeita a fio de seda, canutilho;
Galão bordado: ponto de ouro estendido e cordãozinho dourado;
Fôrro: tafetá.
Dimensões (cm): Alt. 105.5 x Larg. 85
Descrição: Peça de formato amplo, com costas de corte direito, arredondadas na base. Frente mais estreita, acentuadamente recortada à altura das cavas. Decote em "v" truncado. Frente com sebasto em forma de cruz em tau.
Peça em seda canelada beje com decoração vegetalista bordada a pontos de ouro.
Decoração: haste da cruz com sequência de cartelas de recorte anguloso e curviforme a partir das quais se desenvolve folhagem de acanto em movimentos sinuosos. Destacam-se como elementos centrais dois corações (formados pela junção de duas pequenas folhas de acanto) com preenchimento achadrezado, alternados por uma composição de 5 flôres dispostas em semí-círculo. A unidade compositiva que se desnvolve em torno do coração repete-se ainda nos braços da cruz com uma leitura horizontal. O ponto de encontro destes elementos, coincidente com a intercecção da haste com os braços, é assinalado por uma flôr de 8 pétalas.
Ladeando a haste da cruz e os contornos laterais da casula desenvolvem-se barras constituidas por grossas ramagens em "s" invertido de cuja extremidade trilobada sai um fino ramo de oliveira em "s" com três frutos. Uma ramagem, simulando um movimento espiralado, preenche o espaço interior entre as barras. Duas pequenas flôres polilobadas interrompem o esquema vegetalista descrito.
O mesmo debuxo utilizado na haste da cruz, é dividido segundo um eixo vertical central, e aplicado respectivamente de ambos os lados do decote formando uma barra, terminando nas costas em forma de bico.
Costas com decoração idêntica à da frente, com sebasto simples reproduzindo o mesmo debuxo que a haste central do sebasto dianteiro.
Contornando o perímetro da casula, galão bordado em ponto de ouro estendido delimitado por cordãozinho dourado acrescido de estreita renda dourada com motivos concheados.
Duplo fôrro de tafetá de seda beje sobre um primeiro fôrro de linho.
Origem/Historial: Esta peça pertence a um conjunto de 4 outras peças (uma capa de asperges, uma dalmática, uma estola e um manípulo) que parecem ter constituido um acrescento à colecção de paramentos ligada às festividades da beatificação da Santa Joana (ver ficha de inv.º 5a/C).