Mesa de Altar de Santa Joana
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 163a/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Antonio Gomes; (Entalhador / Escultor)
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1683/1706
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: talha e ensamblagem de elementos
-
Dimensões (cm): Alt. 103 x Larg. 212 x Prof. 45
-
Descrição: Caixa de secção rectangular com frontal entalhado em relevo médio, tendo na frontaleira a designação da titular, com as letras inscritas em reservas e separadas do seguinte modo: S.JO.A.N.A. (equivalente a S.Joana). No campo central inscreve-se um brasão com as armas da Infanta D.Joana, tendo a encimar uma coroa; a ornamentação do frontal faz-se com motivos fitoformes sendo a composição idêntica à dos altares colocados na nave da Igreja.
Mesa de altar
o frontal de altar é também do período da Capela mor, e tem a alusão
à Santa Joana na frontaleira onde se podem ler as iniciais do seu nome “S” | “JO” |
“A” | “ ” . Ao centro o brasão ou armas da Infanta D. Joana que se réplica
no fecho do arco poste rior do retábulo.
Este retábulo deve se à Prioresa D. Ana de Belém (1691 1693) sendo contemporâneo dos dois retábulos na nave da Igreja (Domingos Maurício, p. 11).
-
-
Origem/Historial: As mesas destes três altares do corpo da Igreja são do tempo da talha da Capela-Mor sendo igualmente dourados e lavrados com motivos vegetalistas; nos frontais das mesas, sobre a frontaleira das mesmas estão designados os titulares do templo. ver obra de Domingod Maurício,1967, "O Mosteiro de Jesus de Aveiro", Vol.II/1 pág.11. Época de construção do retábulo de Altar : cito:"deve-se a D.Ana de Belém(1691-1693) e aparece contemporâneo ou ligeiramente posterior aos restantes", in Domingos Maurício, " O mOsteiro de Jesus", Vol-II/1, pág.11.
-
Incorporação: Transferência / Disposição Legal
-
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
- Alves, Natália Marinho Ferreira, A Arte da Talha no Porto na Época Barroca (Artistas e Clientela. Materiais e Técnica), Câmara Municipal do Porto, 1989.
- BRANDÃO, Domingos de Pinho - Obra de Talha Dourada, Ensamblagem e Pintura. Porto: Diocese do Porto, 1984, Vol.III,PP: pp. 384-386 e 585-587.