Mesa de altar de São Domingos de Gusmão
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 165a/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17/18
-
Suporte: Madeira de castanho (bordo) e de pinho
-
Técnica: Talha de baixo relevo e ensamblegem de elementos; aplicação da folha de ouro e de policromias sobre a madeira (técnica do estofado)
-
Dimensões (cm): Alt. 103 x Larg. 178 x Prof. 43
-
Descrição: Caixa de secção rectangular com frontal entalhado em relevo médio, tendo na frontaleira a designação do titular, com as letras inscritas em reservas e separadas do seguinte modo: S. DOS = (equivalente a São Domingos de Gusmão). No campo central inscreve-se um brasão rectangular com uma Cruz Dominicana de quatro braços iguais com remate em flor de liz, ladeada por duas folhas de palma e tendo a encimar uma coroa; a ornamentação do frontal faz-se com motivos a imitar um bordado, de desenho curvilíneo em entrelaçados filiformes de ramagens; esta composição idêntica à dos altares colocados na nave da Igreja.
-
-
Origem/Historial: A mesa de Altar do retábulo de São Domingos, bem como o respectivo frontal onde está designado o titular, iniciais inscritas em elipse com as letras S.DOS. (= S.Domingos), é coevo da talha da capela-mor.
Este retábulo expos em 1967 a imagem de Nossa Senhora do Rosário, porque em 1859, quando se instituiu na Igreja a Arquiconfraria do Imaculado Coração de Maria, foi a escultura de São Domingos colocada no altar fronteiro e a de Nossa Senhora do Rosário passou para o Altar de São Domingos. O altar de São Domingos foi no ano de 1882 alvo de nova troca de imagens passando a ser exposto neste altar a imagem do Senhor Crucificado. Ver Domingos Maurício in "O Mosterio de Jesus de Aveiro", 1967, pág. 11 e 12.
-
Incorporação: Transferência /Disposição Legal
-
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
- SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos - O Mosteiro de Jesus - Estudos de História (Ultramarina e Continental), vol. II /1. Lisboa: 1967