Sanefa

  • Museu: Museu de Aveiro
  • Nº de Inventário: 168d/M
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Manuel Ferreira de Sousa filho (-)
  • Datação: 1778/1780
  • Suporte: Madeira de castanho
  • Técnica: Talha e envasados na madeira com ensamblagem de elementos
  • Dimensões (cm): Alt. 92,5 x Larg. 178 x Prof. 21
  • Descrição: Peça dividida longitudinalmente por moldura em caveto c/ desenho de arco abatido ao centro; aba ou lambrequim pendente a simular franja c/ motivos vegetalistas suspensos (rosas c/ folhagem de acanto), num conjunto de sete elementos entalhados, recortados e vazados; remate em frontãp quebrado c/ aletas nos extremos; a secção central é ocupada por uma palmeta entalhada e dourada, colocada como elemento de fecho.
  • Origem/Historial: Foram postas um conjunto de oito sanefas na Capela-Mor da Igreja de Jesus, em 1779, no tempo de Soror Catarina Joana do Evangelista (1778-80) e são devidos a um artista de Aveiro, filho de um pintor, Manuel Ferreira e Sousa, filho.
  • Incorporação: Transferência /Disposição Legal
  • Centro de Fabrico: Aveiro

Bibliografia

  • LAMEIRA, Francisco Ildefonso - I Congresso Internacional do Barroco. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 1991
  • QUADROS, Rangel de - AVEIRO - Apontamentos históricos. (Aveiro): policopiado, 1978
  • SMITH, Robert - "A Talha em Portugal". Lisboa: ed. Horizonte, 1962
  • BRANDÃO, D. Domingos de Pinho, Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto, Porto, 1986.
  • Alves, Natália Marinho Ferreira, A Arte da Talha no Porto na Época Barroca (Artistas e Clientela. Materiais e Técnica), Câmara Municipal do Porto, 1989.

Exposições

  • Exposição de arte Portuguesa em Londres (800-1800)

    • Royal Academy of Arts
    • Exposição Física

Multimédia

  • 2114.JPG

    Imagem
  • 2098.JPG

    Imagem
  • Igreja antiga.JPG

    Imagem
  • talha 162.JPG

    Imagem
  • talhapromIgreja_168.JPG

    Imagem