Técnica: Talha e envasados na madeira com ensamblagem de elementos
Dimensões (cm): Alt. 92,5 x Larg. 178 x Prof. 21
Descrição: Peça dividida longitudinalmente por moldura em caveto c/ desenho de arco abatido ao centro; aba ou lambrequim pendente a simular franja c/ motivos vegetalistas suspensos (rosas c/ folhagem de acanto), num conjunto de sete elementos entalhados, recortados e vazados; remate em frontãp quebrado c/ aletas nos extremos; a secção central é ocupada por uma palmeta entalhada e dourada, colocada como elemento de fecho.
Origem/Historial: Foram postas um conjunto de oito sanefas na Capela-Mor da Igreja de Jesus, em 1779, no tempo de Soror Catarina Joana do Evangelista (1778-80) e são devidos a um artista de Aveiro, filho de um pintor, Manuel Ferreira e Sousa, filho.
Incorporação: Transferência /Disposição Legal
Centro de Fabrico: Aveiro
Bibliografia
LAMEIRA, Francisco Ildefonso - I Congresso Internacional do Barroco. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 1991
SMITH, Robert - "A Talha em Portugal". Lisboa: ed. Horizonte, 1962
BRANDÃO, D. Domingos de Pinho, Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto, Porto, 1986.
Alves, Natália Marinho Ferreira, A Arte da Talha no Porto na Época Barroca (Artistas e Clientela. Materiais e Técnica), Câmara Municipal do Porto, 1989.
Exposições
Exposição de arte Portuguesa em Londres (800-1800)