Técnica: Talha e assemblagem de elementos em madeira e elementos em liga de ferro.
Dimensões (cm): Alt. 300 x Larg. 200 x Diâm. Hexagono : raio: 90 x Prof. 90
Descrição: Peça tridimensional de secção trapezoidal com planta de perfil semi- hexagonal e organizado em três partes que se sobrepõem, sendo a infusão/predela de dimensão reduzida e os dois corpos superiores de igual tamanho; as ilhargas cortam em ângulo convexo a face dianteira. A predela tem três registos: os laterais relevados e com decoração vegetalista tendo ao centro uma cabeça de anjo alada; o da dianteira foi retirado e substituido por um florão... Ver mais dourado com núcleo pintado imitando um rubi (glacis vermelho); estes registos são ladeados por pedestais quadrangulares, misulados e decorados com folha de acanto e toro inferior. O corpo médio contém no alçado principal a porta do sacrário com esquema figurativo em médio relevo representando o Cristo Bom Pastor, dourado e policromado; a ladear dois pares de colunas torsas com sete espiras cada, escalonadas e encimadas por capiteis coríntios; nas ilhargas do corpo médio e junto ao basamento um par de mísulas suporta à direita a escultura de São Sebastião (28/B) e à esquerda a escultura de São João Baptista (143/B). O corpo intermédio é encimado por entablamento formando uma cintura envolvente à peça; tem decoração de motivos vegetalistas e cabeças de anjos aladas aplicadas nos plintos frontais e nos extremos.
Corpo superior com prolongamento do nicho central onde se integra uma escultura de Nossa Senhora da Conceição (inv.º 142/B), de vulto pleno, que poderá não ser a de origem; o vão remata em arco de volta inteira com moldura de entrelaçados envolta por elememtos entalhados e recortados de inspiração vegetalista: volutas, flores e uma cabeça de anjo alada ao centro da composição; a ladear o nicho um par de colunas torsas, escalonadas e coroadas com capiteis e modilhões de desenho idêntico aos inferiores; nas ilhargas e junto ao basamento um par de mísulas; a ladear colunas torsas com capiteis, modilhões e entablamento. Em plano recuado e colocado nos extremos superiores da peça um tabuado entalhado ou dito "guarda pó", recortado com volutas e enrolamentos; este elemento adossa à parede na rectaguarda.
Origem/Historial: O Sacrário e a sua inserção na máquina retabular é reforçada e valorizada do ponto de vista decorativo, de escala e morfologia durante o século XVIII, no período Barroco. O sacrário con nº. invº. 8/M tem estrutura arquitectónica caracterizadamente maneirista, encontrando-se bastante alterado na sua estrutura original de talha, sendo de referir como "acrescentos" da 1ª metade do século XVIII, as colunas (pseudo-salomónicas) aplicada... Ver maiss nos dois corpos sobrepostos e o registo central da infusion ou predela.
De acordo com Marques Gomes (1899; 50), relata-nos o seguinte: a meados do século XV não havia aqui (no lugar da Villa Nova, actualmente ferguesia de Vera Cruz), Igreja ou ermida em que se pudesse celebrar missa; ...a sua população preferia ir cumprir o preceito dominicam a um concelho estranho. Ao que parece, os pescadores e mareantes da Villa Nova iam ouvir missa a Santa Maria, logar de Sá, ainda mesmo não há sessenta anos pertença do concelho de Ilhavo.
De acordo com Jorge Arroteia (1999; 49) existia o culto em honra a N.ª S.ª da Alegria e uma importante confraria de pescadores e mareantes de Santa Maria de Sá, estabelecida em finais de XII ou início de XIII, sediada na capela de Sá ...; com a decadência das actividades marítimas no século XVII a referida confraria foi extinta.
(Maria da Luz Nolasco)
Incorporação: Transferência / Disposição Legal do Convento da Madre de Deus de Sá de Aveiro
Bibliografia
ROCHA, Hugo Cálão - O Convento da Madre de Deus de Sá em Aveiro: Dos objectos às devoções - um espólio do Museu de Aveiro, (relatório final de estágio do Mestrado em História e Património (ramo de especialização em Mediação Patrimonial) da Fac. Letras da U.P.. Porto: Fac. Letras U.P. (policopiado), 2009