Técnica: Tecido:lhama
Bordado: directo a pontos de ouro.
Galão: bordado
Franja: fio laminado dourado torcido.
Fôrro: tafetá.
Dimensões (cm): Alt. 53 x Larg. 263
Descrição: Peça rectangular, de leitura vertical, em lhama de prata e seda de tom cru, com motivos vegetalistas bordados a pontos de ouro.
No campo, uma unidade padrão de elementos vegetalistas filiformes repete-se por 5 vezes, a última das quais incompleta.
A unidade padrão inicia com dois caules, unidos num eixo central por um elemento vegetalista em trifólio, que voltam a divergir e a elevar-se em movimentos sinuosos, multiplicando-se em hastes mais... Ver mais finas, de folhagem menor. Interceptando a composição anterior, duas outras hastes desenham uma forma ogival, assinalada por trifolio, voltam a divergir em fina folhagem. Pequenas flores polilobadas surgem inseridas em reservas criadas por essa mesma folhagem. Finalmente, duas hastes unidas em forma de coração invertido completam a unidade padrão.
Limites laterais da peça contornados por um torçal constituído por grossas hastes em "S" com um trifólio numa das extremidades, e por ramos mais finos em "S" invertido com terminais em fruto.
Nas extremidades superior e inferior da peça barras decorativas apresentam um elemento central cordiforme formado por duas hastes que se prolongam lateralmente em linhas quebradas e curviformes com folhagem variada. Um friso semelhante ao descrito nos lados da peça contorna o perímetro da barra decorativa, sendo os cantos assinalados por um conjunto de três frutos orientados em direcção ao centro.
Perímetro total da peça contornado por estreito galão bordado a ponto de ouro relevado contornado a cordãozinho dourado. Aplicação de galão rendado com motivos concheados, em fio laminado e lamina dourados, apenas nas laterais da peça. Extremidades da peça rematadas por franja de fio laminado dourado torcido.
Fôrro de seda de tom cru.
Origem/Historial: Trata-se de uma família de paramentos de lhama de prata bordada a prata dourada, mandada executar para as festividades em honra da Infanta D. Joana. Ao conjunto original de 26 peças, devem ter sido acrescentadas mais 5, praticamente cópia de outras cinco do conjunto original, mas bordadas sobre tecido de seda canelada.
Estas peças vêm referidas nas listagens e inventários antigos desde o ano de 1859. A sua participação em actos l... Ver maisiturgicos da comunidade de Aveiro levou a que por diversas vezes tivessem sido emprestadas para diversas cerimónias religiosas, nomeadamente, para a celebração da entrada em Aveiro do bispo restaurador da Diocese de Aveiro, D. João Evangelista de Lima Vidal (1938), para a celebração do solene Pontifical na Sé de Aveiro com a presença do Bispo de Lisboa (1940) e para a cerimónia da Sagração do Bispo Auxiliar de Aveiro, D. João Evangelista de Lima Vidal(1953).