Mesa de altar de Nossa Senhora da Piedade
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 20/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Madeira de castanho
-
Técnica: Talha c/ ensamblagem de elementos correspondentes às ilhargas da mesa e rodapés
-
Dimensões (cm): Alt. 340 x Larg. 150 x Prof. 90
-
Descrição: Mesa de altar:
Peça paralelepipédica de madeira entalhada e policromada com corpo de perfil avultado em forma de "S" invertido, tampo horizontal de secção rectangular seguido de banco curvilíneo e rectaguarda de secção rectangular com extremos avançados.
O exterior da caixa tem camada cromática de vários tons imitando marmoreados em ocre, amarelo, sanguínia, azul cobalto e brancos; no corpo avançado corre longitudinalmente uma gaveta de secção retangular, com fechadura ao centro; o tampo tem pintura de marmoreados e moldura em forma de caveto a dourado; em plano recuado o banco, longitudinal ao corpo e de perfil em "S" invertido com tratamento cromático de tom azul e laivos brancos; à rectaguarda pedestal de secção rectangular; integra no canto inferior direito uma porta de tamanho reduzido dando acesso ao interior da caixa; esta tem dobradiças e fechadura com igual decoração e policromia; os extremos são avançados em relação ao plano da rectaguarda deixando uma cavidade intercalar; apresentam camada cromática a imitar marmoreado com moldura recortada nos cantos e de cor azul e interior com desenho de rocalhas assimétricas e encadeadas;
A decoração é de inspiração vegetalista, c/ rocalhas, auriculares e folhagem de acanto em volutas com entrelaçados de caules finos de desenho assimétrico; a emoldurar esta composição um friso de cor azul marmoreado seguido de filete dourado e recorte em meia cana.
-
-
Origem/Historial: No inventário de 1942 foi-lhe atribuido juntamente com o retábulo 20a/M o número 132 e o valor de 4.500$00. Provavelmente pertenceu a uma das capelas interiores do antigo Convento de Jesus de Aveiro situada na ala Poente do edífício junto às celas do dormitório conventual.
Este retábulo é idêntico ao retábulo c/ n. inv. 1/M com proveniência do Convento de São João Evangelista das Carmelitas de Aveiro. Poderá corresponder ao conjunto retabular incorporado na coleção do Museu de Aveiro, colocando em dúvida ser este retábulo de N. S. Das Dores do Convento de Jesus de Aveiro.
-
Incorporação: Transferência por disposição legal do Convento de Jesus das Dominicanas de Aveiro
-
Bibliografia
- GOMES, Marques - Estudos Históricos
- SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.
- GOMES, J. Marques, Edição Offerecida ao Collegio de Santa Joanna Princeza em Aveiro a 20 de Agosto de 1889, Typographia Occidental, Porto, 1889.
- SOUSA, Fr. Luis de, Historia de São Domingos. Lisboa, 1662
- BELINQUETE, José Martins. "As Carmelitas em Aveiro – Ontem e Hoje". Aveiro: Edições Sinai, 1996