Santo Apóstolo (iconográgico)

  • Museu: Museu de Aveiro
  • Nº de Inventário: 204/B
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 16
  • Suporte: Pedra calcária ou também conhecida e denominada "pedra de Ançã" (devido à região mais conhecida da sua extração). (Ver Autoria e Produção).
  • Técnica: Esculpido; policromia
  • Dimensões (cm): Comp. 35 x Alt. 115 x Larg. 28
  • Descrição: Escultura de vulto, em pedra calcária branca, com restos de policromia vermelha e azul, que representa um Stanto Apóstolo, já sem cabeça. Veste um fato de túnica até aos pés, com pregas na vertical, cingido na cintura com um cinto de fivela, sobre o qual leva um manto que cobre toda a parte da frente; e, sobre as costas tem uma capa que o cobre até meio da perna, que o envolve na frente até ao pescoço. O braço e mão direitos estão partidos, a mão esquerda segura um livro fechado. Sob os panejamentos salienta-se a perna direita com o joelho flectido, enquanto a outra está direita. Tem os pés descalços e apoia-se numa base, de forma ovalada, à largura de toda a escultura.
  • Origem/Historial: Proveniência: de uma das Igrejas de Aveiro. Hipóteses: subsiste a dúvida sobre a proveniência exacta desta escultura de vulto. Poderá ser da Igreja de S. Miguel, de Aveiro, segundo António Manuel Gonçalves e as referências de Fancisco Ferreira Neves. Poderá ser proveniente da Igreja de Vera Cruz, de Aveiro, segundo as referências de Rangel de Quadros. (Biblliografia) Observação: O estudo desta escultura, com base nas referências dos autores ditos tem que ter em consideração as outras esculturas de vulto de São Paulo e de São Pedro, da colecção do Museu: M.A. Inv. nºs 203/B (São Paulo), com a qual esta faz conjunto, M.A. Inv. nº 173/B (São Paulo) e M.A. Inv. nº 181/B (São Pedro), que fazem conjunto entre si. (Madalena Cardoso da Costa, 2011)
  • Incorporação: Transferência dos bens da Igreja nacionalizados pelo Estado, para o Museu de Aveiro, neste caso de uma Igreja de Aveiro; Ou, esta obra faz parte do conjunto de "escultura em pedra" proveniente das Igrejas de Aveiro, ou de capelas extintas e/ ou demolidas no sec. XIX, que deu entrada no Museu de Aveiro quando da sua constituição, em 1911-1912.
  • Centro de Fabrico: Trabalho português - Região Centro

Bibliografia

  • GONÇALVES, António Manuel - Roteiro do Museu de Aveiro. Aveiro: 1960
  • NEVES, Francisco Ferreira - "Uma descrição das igrejas e capelas da freguesia de S. Miguel de Aveiro", in, Arquivo do Distrito de Aveiro (A.D.A.), vol. VII. Aveiro: 1941
  • QUADROS, Rangel de - AVEIRO - Apontamentos históricos. (Aveiro): policopiado, 1978

Multimédia

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