Retábulo de Altar de Nossa Senhora da Conceição
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 37a/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Madeira de castanho
-
Técnica: Assemblagem de vários módulos desde o sotobanco, ao banco, corpo e frontão. Ilhargas laterais ensambladas na retaguarda das colunas e entablamento correndo a toda a largura para união dos tramos verticais com trabalho de encaixes em respigo; o frontão apoia de topo no entamblamento mas avança sobre o tecto de modo incongruente.
-
Dimensões (cm): Alt. 300 x Larg. 200 x Prof. 55
-
Descrição: Retábulo de marcenaria lavrada, com planta de perfil recto e estrutura vertical tripartida, característica do maneirismo; tramo central com vão envidraçado onde se expõe escultura devocional de Nossa Senhora da Conceição (imagem de roca c/ nº. invº. 502/B); ladeiam este nicho um par de pilastras com o 1º terço misulado e recamo de frutos em grinalda; sobrepõe um par de relicários em forma de pirâmide e mostruários envidraçados expondo fragmentos de ossário identificado com legenda em papel (c/ n. inv. 553/B; 554/B); a encimar remate em segmento de pilastra com caneluras coroado de capitel coríntio; friso intercolíneo com almofadas relevadas intercaladas de toros semi circulares e pontas de diamante ao centro; nos extremos um par de colunas estriadas nos dois terços superiores da coluna e elementos figurativos e ramagens no 1º terço do fuste; a rematar lateralmente o corpo retabular um par de abas recortadas em voluta .
Fecha com entablamento recto, friso relevado com cabeças de anjo aladas de permeio e um sol raionado ao centro; tem arquitrave e cornija relevadas e perspectivadas nos extremos.
Ático com frontão fechado, aletas recortadas e elipse central deixando em reserva pintura com ramagem; no topo fecha com segmento de frontão destacando ao centro representação em relevo do "Pai Eterno" - Cristo segurando na mão direita uma esfera - símbolo do mundo, envolto por anjos e nuvens.
-
-
Origem/Historial: Este retábulo, originalmente da Capela de Nossa Senhora da Conceição ou Assunção (no claustro), situa-se junto ao Coro alto; sofreu alterações na sua estrutura retabular e acrescentos na zona inferior ou basamento, nomeadamente na mesa de altar. O retábulo 37/M está na Capela que antecede o Coro-alto, tendo sido transferido para este espaço em 2000; antes desta data (entre 1985 e 1990) esteve em exposição no piso 1 do Museu de Aveiro no salão da ala poente estando adossado a uma parede falsa em madeira pintada de branco que fazia a modelação do espaço. Deverá ter estado numa outra Capela dedicada a invocação Mariana, correspondendo a sua morfologia ao ciclo maneirista, adotando um perfil recto, corpo único e inserção de um nicho ao centro onde se expoõe a imagen de roca. O frontão que fecha o retábulo avança sobre o tecto cobrindo a moldura e o espaço liso de uma tela, o que denota não ser este elemento pertencente na origem à Capela de N. S. da Conceição.
-
Incorporação: Transferência por Disposição Legal do Convento de Jesus das Dominicanas de Aveiro
-
Bibliografia
- Inventário das Imagens, paramentos, alfaias e outros móveis, pertencentes ao Convento de Jesus de Aveiro. Fotocópiado do manuscrito: 04/03/1874
- Inventário de 1942
- SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.