Técnica: Tecido: seda lavrada espolinada; bordado de aplicação; seda canelada com prata estirada; bordado directo: ponto de ouro estendido, relevado, canutilho, aplicação de lantejoulas e ponto de seda; galões tecidos; forro: sarja.
Dimensões (cm): Alt. 158 x Larg. 301
Descrição: Peça em seda lavrada e espolinada (?), constituida por sebasto bipartido, campo e capuz franjado bordado a ouro. Fecho com alamares dourados.
Toda a peça apresenta o mesmo tecido, embora no sebasto este seja aplicado transversalmente. Decoração do tecido baseada numa malha formada por sinuosas ramagens douradas intercaladas por pés de rosa vermelhos. No interior da malha destaca-se pequenos ramalhetes de flores variadas em tons de vermelho, "vinho" e lilás.
No capuz aplicação de tecido de seda canelada com prata estirada, com forma quadrilobada raiada. Ao centro a inscrição "IHS" em caracteres góticos.
A contornar o campo da peça, aplicação de estreito galão dourado com contornos vermelhos. Igual galão, mas mais largo, contorna o sebasto e capuz. Franja de canutilho.
Forro de algodão de tom alaranjado.
Firmal da peça em metal amarelo com formato quadrilobado.
Incorporação: Transferência por disposição legal do Convento das Salésias de Lisboa.
Esta peça vem referida numa listagem de peças cedidas ao Museu de Aveiro, em 1913, pela Comissão Jurisdicional das Extintas Congregações Religiosas, pertencentes aos conventos das Salésias e das Trinas, de Lisboa. Para esta autorização contribuiu a intervenção do Professor Doutor Barbosa de Magalhães, deputado de origem Aveirense.
Bibliografia
TAVARES, José - Relação de objectos vindos dos conventos de Lisboa por intermédio do Dr. José Maria Vilhena Barbosa de Magalhães, n:Arquivo do Distrito de Aveiro.. Aveiro: 1968
Exposições
Exposição de Têxteis das reservas do Museu de Aveiro