Frontal de altar
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 50/C
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Tecido: seda com prata estirada; bordado directo com ponto de prata estendido, relevado, cordãozinho e canutilho.; galão bordado; forro:tafetá.
-
Dimensões (cm): Alt. 101 x Larg. 197
-
Descrição: Peça constituída por frontaleira e campo, sendo a primeira dividida em oito painéis quadrangulares e o segundo em quatro. A peça, em seda azul com prata estirada, apresenta a divisão dos painéis em bordado simulando galão com desenho fitomórfico em torno de um elemento serpenteado. No interior dos mesmos destacam-se elementos iconográficos inseridos em medalhões com formas vegetalistas.
Na frontaleira apresentam-se, da esquerda para a direita, duas flores, uma roseta, o sol, a lua, uma estrela, uma palmeira e por último uma flor.
Nos painéis inferiores, cartelas ovais de elementos fitomórficos, flores bulbosas e concheados apresentam inclusos vários símbolos associados a Maria: nos extremos, duas árvores, ao centro um registo com uma balança e uma porta.
A separação entre a frontaleira e o campo da peça é feita por uma barra bordada simulando renda, baseada em dois elementos que se repetem inúmeras vezes e que formam o monograma de Maria (o A de Ave e o M de Maria) coroado seguido de um vaso florido em forma de triângulo invertido.
Forro da peça em fino linho branco que serve de suporte ao bordado.
-
-
-
Incorporação: Transferência por disposição legal deo Paço Patriarcal de S. Vicente de Fora.
Apontamentos de Marques Gomes (1916) nº 52
-