Oratório
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 110/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: madeira
-
Técnica: Pintura imitando jaspes coloridos e marmoreados sobre a madeira, com camada prévia de uma gessada/ preparação adequada à adesão de pigmentos variados.
-
Dimensões (cm): Alt. 190 x Larg. 150 x Prof. 280
-
Descrição: Maquineta de marcenaria pintada imitando pedras mármore de vários tons; apresenta estrutura em forma de caixa paralelepipédica envidraçada; o alçado principal é recortado nas ilhargas e fecha com frontão elevado na parte central e encimada por moldura triangular composta; os extremos são ondulados e destacados da parte central do fecho; apresentam pintura de marmoreado com bordo pintado em tons de vermelho e laivos brancos;
O corpo da maquineta tem ao centro um vão envidraçado com porta amovível e vidro subdividido segundo um campo central amplo ladeado por faixas finas de pequenos vidros constituidas cada uma por um conjunto de seis vidros emoldurados em caixilhos de chumbo; o topo do envidraçado é recortado em arco contracurvado com caixilho em chumbo.
Remata a maquineta um frontão elevado ao centro e recortado em enrolamentos simétricos nos extremos, destacando-se a reserva pintada e emoldurada por quatro enrolamentos em auricular com monograma ao centro de invocação mariana " Avé - Maria", representado pelas iniciais "A" e "M", encimado por um coração trespassado por seta.
-
-
Origem/Historial: De acordo com o monograma inscrito no centro da composição pictórica do Frontão este oratório expunha imagem devocional de invocação Mariana. Pederá ser dedicado a Nossa Senhora das Dores (de acordo com a representação do coração trespassado por espada) ou à Virgem Maria.
-
Incorporação: Transferência do Convento de São João Evangelista das Carmelitas de Aveiro por Disposição Legal
-
Centro de Fabrico: Oficina Regional(?)
Bibliografia
- Inventário de 1922
- BELINQUETE, José Martins. "As Carmelitas em Aveiro – Ontem e Hoje". Aveiro: Edições Sinai, 1996