Nicho - Oratório
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 123/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1707/1750
-
Suporte: Madeira de Castanho
-
Técnica: Talha e ensamblagem de elementos
-
Dimensões (cm): Alt. xxxx
-
Descrição: Caixa paralelepipédica de embutir na parede com um vão central ladeado por pilastras rectangulares de marcenaria lavrada com imposta relevada e rematada por friso com denticulado; pilastras emolduradas por cercadura de perfil recto e liso; o nicho tem o interior com paineis pintados segundo um padrão repetitivo de motivos florais com desenho aberto sobre fundo dourado; sobrepôem-se-lhe um arco de volta inteira que assenta nos dois segmentos da arquitrave junto aos flancos; elemento profuso de entalhes na madeira formando um cadeado de folhas de acanto, simétricas em relação à mediana do nicho; a encimar esta composição, uma sanefa rendilhada, recortada e vasada, com perfil recto e moldura superior ligeiramente arredondada ao centro; esta funciona sobreposta ao nicho e em plano avançado.
A base do nicho é plana e em tabuado liso e sem decoração. Alberga uma peanha em forma de "S" invertido de marcenaria lavrada e entalhada com motivos vegetalistas.
-
-
Origem/Historial: Oratório em talha dourada outrora colocado em espaço interior servindo ao culto privado; estava colocado provavelmente na sacristia contígua à Igreja do Convento de São João Evangelista das Carmelitas Descalças de Aveiro. Verificar esta colocação no arquivo fotográfico antigo do Museu de Aveiro; dado confirmado no Inventário de Bens do Convento de São João Evangelista das Carmelitas Descalças de Aveiro de 1922 e 1942.
-
Incorporação: Transferência do Recolhimento de São Bernardino de Aveiro por Disposição Legal
-