Presépio em maquineta
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 201/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1750/1777
-
Suporte: Madeira de castanho
-
Técnica: Talha c/ ensamblagem de elementos.
-
Dimensões (cm): Alt. 44,2 x Larg. 45,5 x Prof. 26
-
Descrição: Caixa paralelepipédica com uma face envidraçada. Embasamento com segmento de moldura recortada na face principal e de perfil recto nas faces laterais; face principal com vidro de correr (c/ entrada lateral segundo uma ranhura vertical aberta na face direita); vidro contornado por moldura de recorte reentrante com motivos vegetalistas e concheados; remate da caixa de nível; a face principal remata com frontão curvilíneo onde se integra um tecido branco rematado c/ renda e protegido por vidro de secção quadrangular; ladeiam esta composição par de aletas c/ enrolamentos em auricular; costas, tecto e lados em madeira lisa e pintada de cor vermelha.
Este presépio integradona maquineta é formado por pequenas figuras de barro cozido, policromado, e a maquineta é em talha dourada, com proveniência do Convento das Cramelitas Descalças de Aveiro, do Convento de S. João Evangelista.
-
-
Origem/Historial: Peça proveniente do Convento das Carmelitas Descalças de Aveiro. Ver obra de Padre Belinquete "Carmelitas - ontem e hoje" publicada em 1994, que relata a história e vida desta comunidade religiosa em Aveiro.
-
Incorporação: Transferência do Convento de São João Evangelista das Carmelitas de Aveiro por Disposição legal
-
Bibliografia
- BELINQUETE, José Martins. "As Carmelitas em Aveiro – Ontem e Hoje". Aveiro: Edições Sinai, 1996