Descrição: Baixo-Relevo, num quadro emoldurado, de forma sensivelmente quadrada, em madeira policromada e dourada, intitulado representando uma cena da "Visitação" de Nossa Senhora a Santa Isabel (Ver Representação)
Em primeiro plano, ao centro estão representadas Santa Isabel e Nossa Senhora; Santa Isabel com fato branco, com punhos com motivos vegetalistas dourados, debruado a ouro, com coifa dourada até ao pescoço, também debruada a ouro, e com um manto sobre as costas, que desce desde a cabeça, decorado com estofado azul e ouro no exterior, até ao chão, com o seu braço direito, abraça Nossa Senhora; Nossa Senhora, por sua vez, trajando um fato vermelho até aos pés, debruado e com decoração de motivos florais formando uma barra, em baixo, a ouro, abraça Santa Isabel com a mão esquerda colocada no regaço desta, que é salientado pelo avanço da perna direita; Nossa Senhora tem um véu dourado a cobrir-lhe a cabeça.
Em primeiro plano do lado esquerdo e do lado direito do grupo central estão representados outros dois pares de figuras: do lado esquerdo de Santa Isabel, S. José e S. Zacarias, aquele com panejamentos vermelhos estofados a ouro, com chapéu dourado por detrás da cabeça e costas, com cabelo e barbas escuras e S. Zacarias com panejamentos azul e ouro, também com cabelo, com entradas, sinal de mais idade, e barba escuras e ambos calçando botas pretas. Do lado direito de Nossa Senhora o outro grupo constituído por duas figuras femininas uma, com véu coifa sobre os caracóis, com túnica azul decorada com motivos de renda a ouro sobre saia ondulada de cor branco acastanhado e ouro, pelos pés, e outra com véu dourado em forma de touca, envergando uma túnica vermelha, com meia-manga, debruada a ouro, sobre saia azul, debruada a ouro, pelos pés, que abraça com o braço direito a primeira.
Em segundo plano, está o fundo arquitectónico, a casa de Santa Isabel e de Zacarias, diante da qual se passa a cena, de paredes de cor azul, com cornijas, entablamentos e arestas de cor dourada, do lado esquerdo, e do lado direito vê-se um arco que abre para o exterior de um terceiro plano, com casario ao fundo, de cor dourada, janelas vermelhas e paredes azuis, e vegetação, com um árvore frondosa, escura, do lado direito da arcada também dourada.
Este fundo arquitectónico e de exterior dá a perspectiva à cena representada neste baixo-relevo.
Origem/Historial: Esta peça será proveniente do Convento da Madre de Deus de Sá, de Aveiro (Ver Bibliografia: Rocha, Hugo Cálão).
Posteriormente foi oferecida pela Câmara Municipal de Aveiro ao Museu de Aveiro, entre 1912 e 1922 sendo já referida no inventário de 1922.
Incorporação: Oferta da Câmara Municipal de Aveiro ao Museu de Aveiro (1911-1922).
Por não se saber com rigor a data de doação e de entrada desta obra nas colecções do Museu, mas apenas as dos registos de Inventário, interessando aqui logo o primeiro de 1922, se considerou a data de incorporação da mesma entre 1911 e 1922.
O respectivo registo consta também do Inventário seguinte, de 1942, onde lhe foi atribuido o valor de 300$00.
Bibliografia
Catálogo da Exposição de Arte Religiosa no Colégio de Santa Joana Princesa. Aveiro: 1895
COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010
EVA, Novembro de 1968: Lisboa, 1968
GONÇALVES, António Manuel - Roteiro do Museu de Aveiro. Aveiro: 1960
ROCHA, Hugo Cálão - O Convento da Madre de Deus de Sá em Aveiro: Dos objectos às devoções - um espólio do Museu de Aveiro, (relatório final de estágio do Mestrado em História e Património (ramo de especialização em Mediação Patrimonial) da Fac. Letras da U.P.. Porto: Fac. Letras U.P. (policopiado), 2009