Descrição: Escultura em barro policromado, representando Santa Joana deitada sobre um catre, que pertenceu a um conjunto escultórico, mais alargado, que se insere na tipologia dos conjuntos escultóricos em barro policromado da "tradição de Alcobaça". (ver Rpresentação - Iconografia).
A figura de Santa Joana apresenta-se deitada ao comprido, sobre um catre (cama), preto, com um colchão, com um resguardo e almofada, vendo-se do seu lado direito a serapilheira, pintado de cor de barro, com a cabeça apoiada sobre duas almofadas brancas sobrepostas. Tem o olhar virado para cima, e com os dois braços abertos, ligeiramente levantados. Tem carnações de cara e mãos na sua cor, e veste o hábito de dominicana, constituído por túnica branca, até aos pés, coifa do véu envolvendo a cara, branca, e na frente um escapulário branco, e por uma capa preta, desde a cabeça até aos pés, aberta à frente, estendendo-se para os lados do catre; ao fundo do hábito vê-se representado o seu sapato direito, preto.
Origem/Historial: Proveniente do espólio de Rocha Madaíl (aveirense) doado ao Museu de Aveiro.
Incorporação: Doação do espólio "Madaíl" (em 1994-1995).
Centro de Fabrico: Região Centro
Bibliografia
GONÇALVES, António Nogueira - Inventário artístico de Portugal- Distrito de Aveiro - zona sul, Academia Nacional de Belas Artes. Lisboa, vol. VI: 1959