Nossa Senhora do Rosário
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 198/B
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Trabalho português; (Escultor)
Machado de Castro, Joaquim (Oficina de escultura)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: madeira
-
Técnica: esculpido; policromia, estofado e dourado
-
Dimensões (cm): Comp. 37 x Alt. 104 x Larg. 30
-
Descrição: Escultura de vulto, em madeira policromada, representando Nossa Senhora do Rosário, com o Menino Jesus ao colo, proveniente da Capela de Nossa Senhora do Rosário do Convento de Jesus de Aveiro. A Virgem apresenta-se de corpo inteiro, de pé, de frente, pousada sobre umas nuvens com quatro anjos querubins. Tem o Menino Jesus pousado na sua mão esquerda, e o seu braço direito estendido com a mão aberta, para segurar um rosário que terá tido na origem. Veste vestido e manto policromados, com decoração estofada e dourada com decoração estofada de flores, em cores de vermelho, verde e dourado, cai em drapeado até aos pés, descalços, tendo as mangas compridas, fazendo também algumas pregas até ao pulso; por cima do vestido, envolvendo a imagem desde as costas, tem um manto azul e dourado que traça à frente do seu lado direito para o seu lado esquerdo, preso, sob o Menino Jesus na sua mão esquerda. O penteado, de cabelos castanhos claros, parte da risca ao meio, na testa, caindo em cabelos longos até aos ombros, está resguardado por um véu branco, comprido, que segue a curva do pescoço, fazendo uma quebra, alongando-se num ondulado solto, para fora, nas pontas até às costas; na cabeça tem um orifício para colocação de uma coroa de prata que lhe pertence. (Ver MA Inv. 134/D - col. Ourivesaria). O Menino Jesus, nu, está pousado na sua mão esquerda, com os dois braços abertos, olhando também em frente. Tem o cabelo castanho escuro. (Ver Iconografia) Nossa Senhora tem cara, mãos e pés com carnação, bem como o Menino Jesus.
A base de apoio da imagem, em madeira policromada, constituída por nuvens, tem quatro cabeças de anjos querubins a decorá-la, dois à frente, e outros dois, um de cada lado, com asas de cores verde e vermelho cada um.
Esta escultura de vulto assenta numa base de madeira de secção hexagonal com decoração de tipo "marmoreado" em vermelho e branco, do estilo "Rocócó".
Esta imagem está colocada num nicho do altar da mesma invocação de Nossa Senhora do Rosário, com cuja policromia interior faz conjunto, decorado com flores, formando grinaldas de várias cores, vermelho, amarelo, verde, azul, etc, pintadas. Por sua vez o nicho de altar faz parte do retábulo principal da Capela de Nossa Senhora do Rosário, do mesmo período. (Origem/ Historial)
-
-
Origem/Historial: Proveniente do altar da Capela de Nossa Senhora do Rosário do Convento de Jesus de Aveiro - Ordem Dominicana - ramo feminino
Capela comm esta invocação que já existia no séc. XVII e que foi remodelada no séc. XVIII, sendo desta data esta escultura de vulto, de tamanho quase natural.
-
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro, na origem do Museu, quando da sua constituição: instalação em 1911, e criação legal em 1912).
-
Centro de Fabrico: Lisboa - Oficina de Machado de Castro.
Bibliografia
- COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010
- COSTA, Madalena Cardoso da - "A invocação de Nossa Senhora do Rosário no Convento de Jesus de Aveiro", in, Catálogo de Ourivesaria eJoalharia do Museu de Aveiro. Aveiro: (em public2000-2002)
- M.C./I.P.M./M. Aveiro (coord. Cláudia Pinho e Melo) - Ourivesaria e Joalharia - Catálogo da Colecção do Museu de Aveiro (em public. 2000-2001).