Descrição: Busto-relicário em madeira estofada e policromada, representando São João da Cruz. O busto apresenta-se com o olhar de frente, cabelo tonsurado, capa do hábito carmelita pelos ombros, com capuz caído sobre as costas, decoração dourada e vermelho acastanhado de motivos vegetalistas, e perlada na borda, por cima da túnica do hábito, com pregas na vertical, presa na cintura por um cinto, do qual se vê apenas parte dos lados da cintura. À frente sobre o hábito o busto apresenta uma "reserva" para a relíquia, que na actualidade não existe. Tem os braços dobrados, com as duas mãos abertas, segurando na mão direita um livro (a Regra da Ordem). O busto assenta numa base de madeira rectangular de cor castanha clara, com inscrição na face frontal a dourado sobre fundo verde e assenta em quatro pés em forma de bola ovalada.
Origem/Historial: Proveniente do Colégio das Ursulinas de Coimbra.
Incorporação: Mandato legal.
Transferência dos bens da Igreja para o Estado segundo o Dec de 1910 (que retoma os de 1834), neste caso do Colégio das Ursulinas, de Coimbra para o Museu de Aveiro, quando da sua constituição (1911-1912).
Centro de Fabrico: Região Centro
Bibliografia
COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010