Santa Teresa de Ávila (iconográfico)
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 29/B
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (Oficina de escultura)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: madeira
-
Técnica: esculpido; estofado e dourado
-
Dimensões (cm): Comp. 22 x Alt. 107 x Larg. 49
-
Descrição: Escultura de vulto em madeira estofada e dourada representando Santa Teresa de Ávila.
A Santa apresenta-se de frente, de pé, vestindo o hábito de carmelita constituído por uma túnica que cai em pregas até aos pés, num movimento sobre a direita da imagem, com um escapulário à frente; sobre ela tem uma capa que cai pelas costas até aos pés, presa com fecho no peito junto ao pescoço e aberta à frente, para trás do seu braço esquerdo, e enrolada sobre o seu braço direito, dobrado para dentro à altura, sensivelmente, da cintura. Na cabeça tem um véu sobre a coifa que deixa ver a cara sem se verem os cabelos, que cai pelos ombros. A decoração deste hábito é policroma de estofado, sobressaindo o dourado.
Como atributos tem, na sua mão esquerda, um livro aberto ao meio, com as folhas soltando-se com algum movimento, e a sua mão direita erguida, do braço levantado, segura um objecto que será o resto de uma pena, outro dos seus atributos. (Ver Representação).
A imagem assenta numa base em madeira, de forma rectangular, mais pequena do que a largura daquela.
-
-
Origem/Historial: Proveniente do Convento de S. João Evangelista (Ordem Carmelita - ramo feminino), de Aveiro.
-
Incorporação: Mandato legal: transferência dos bens da Igreja para o Estado segundo o Dec. de 1910 (que retoma os de 1834), do Convento das Carmelitas de Aveiro, para o Museu de Aveiro, quando da sua constituição (1911-1912).
-