Virgem com o Menino

  • Museu: Museu de Aveiro
  • Nº de Inventário: 144/B
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Trabalho português (Oficina de escultura)
  • Datação: Século 18
  • Suporte: madeira
  • Técnica: esculpido; policromia, estofado, dourado.
  • Dimensões (cm): Comp. 28,5 x Alt. 67,5 x Larg. 20
  • Descrição: Escultura de vulto, em madeira policromada, estofada e dourada, representando a Virgem com o Menino Jesus ao colo, do estilo e período Barroco. A Virgem apresenta-se de corpo inteiro, de pé, com a cabeça voltada sobre a sua esquerda, olhando para o Menino Jesus poisado no seu braço esquerdo, ficando com a mão direita livre (Ver Representação), e veste túnica com lenço ao peito e ombros, sobreposta de manto pelas costas que a envolve num todo. A túnica cai até aos pés, tapados, em pregas, policromada, estofada de motivos vegetalistas, de cores branco, vermelho, verde e dourado e é debruada com uma barra dourada a toda a volta em baixo, e no pescoço sem gola; tem mangas compridas alargando e fazendo pregas até aos pulsos, é sobreposta de um lenço de estofado branco e dourado no pescoço e peito, dando uma laçada, com um nó à frente no peito. Por cima da túnica tem um manto policromado com estofado verde e dourado de motivos vegetalistas, com barra dourada a toda a volta, com motivos de traço largo e a cheio, no forro no interior, que envolve a imagem do ombro esquerdo de Nossa Senhora, traçando à frente até à mão e braço esquerdo que segura o Menino Jesus, fazendo drapeado. O penteado do cabelo a oiro, tem risca ao meio, comprido, até às costas, com um lenço branco cobrindo a cabeça. O Menino Jesus, nu, está sentado sobre um lenço policromado, de estofado vermelho e dourado, sobre o braço esquerdo de Maria, que segura esse lenço com a sua mão direita; o Menino apresenta-se de frente, com o cabelo loiro aos caracóis, envolvendo a cara, com a mão direita estendida, para segurar um objecto, seu atributo que já não tem, e a mão esquerda para trás tocando o braço de Nossa Senhora. (Ver Representação). Nossa Senhora tem a cara até ao pescoço e mãos com carnações bem como O Menino Jesus. A imagem desenvolve-se até aos pés, poisando sobre as cabeças de quatro "putti", os dois laterais olhando de frente, e os de frente voltados um para o outro, e assenta, finalmente, numa base de madeira, de forma rectangular, policromada de beje dourado, com os quatro cantos cortados, de cor beje dourado.
  • Origem/Historial: (Ver Incorporação).
  • Incorporação: Fundo Antigo do Museu de Aveiro: integrada nas colecções do Museu de Aveiro, quando da sua organização e constituição legal, entre 1911 e 1912.

Bibliografia

  • Catálogo da Exposição "Crowning Glory: Images of The Virgin in The Arts of Portugal", the Newark Museum. Newark, New Jersey: 1997
  • COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010
  • Roteiro do Museu de Aveiro, 2013, Aveiro. DGPC-DRCC, apoio QREN

Exposições

  • Exposição "Crowning Glory: Images of The Virgin in the Arts of Portugal", The Newark Museum

    • Newark, New Jersey
    • Exposição Física

Multimédia

  • 3372.jpg

    Imagem
  • 131.JPG

    Imagem