Descrição: Escultura de vulto, em madeira policromada, estofada e dourada, representando a Virgem com o Menino Jesus ao colo, do estilo e período Barroco. A Virgem apresenta-se de corpo inteiro, de pé, com a cabeça voltada sobre a sua esquerda, olhando para o Menino Jesus poisado no seu braço esquerdo, ficando com a mão direita livre (Ver Representação), e veste túnica com lenço ao peito e ombros, sobreposta de manto pelas costas que a envolve num todo. A túnica cai até aos pés, tapados, em pregas, policromada, estofada de motivos vegetalistas, de cores branco, vermelho, verde e dourado e é debruada com uma barra dourada a toda a volta em baixo, e no pescoço sem gola; tem mangas compridas alargando e fazendo pregas até aos pulsos, é sobreposta de um lenço de estofado branco e dourado no pescoço e peito, dando uma laçada, com um nó à frente no peito. Por cima da túnica tem um manto policromado com estofado verde e dourado de motivos vegetalistas, com barra dourada a toda a volta, com motivos de traço largo e a cheio, no forro no interior, que envolve a imagem do ombro esquerdo de Nossa Senhora, traçando à frente até à mão e braço esquerdo que segura o Menino Jesus, fazendo drapeado. O penteado do cabelo a oiro, tem risca ao meio, comprido, até às costas, com um lenço branco cobrindo a cabeça. O Menino Jesus, nu, está sentado sobre um lenço policromado, de estofado vermelho e dourado, sobre o braço esquerdo de Maria, que segura esse lenço com a sua mão direita; o Menino apresenta-se de frente, com o cabelo loiro aos caracóis, envolvendo a cara, com a mão direita estendida, para segurar um objecto, seu atributo que já não tem, e a mão esquerda para trás tocando o braço de Nossa Senhora. (Ver Representação). Nossa Senhora tem a cara até ao pescoço e mãos com carnações bem como O Menino Jesus.
A imagem desenvolve-se até aos pés, poisando sobre as cabeças de quatro "putti", os dois laterais olhando de frente, e os de frente voltados um para o outro, e assenta, finalmente, numa base de madeira, de forma rectangular, policromada de beje dourado, com os quatro cantos cortados, de cor beje dourado.
Origem/Historial: (Ver Incorporação).
Incorporação: Fundo Antigo do Museu de Aveiro: integrada nas colecções do Museu de Aveiro, quando da sua organização e constituição legal, entre 1911 e 1912.
Bibliografia
Catálogo da Exposição "Crowning Glory: Images of The Virgin in The Arts of Portugal", the Newark Museum. Newark, New Jersey: 1997
COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010
Roteiro do Museu de Aveiro, 2013, Aveiro. DGPC-DRCC, apoio QREN
Exposições
Exposição "Crowning Glory: Images of The Virgin in the Arts of Portugal", The Newark Museum