Descrição: Escultura de vulto, em madeira estofada, policromada e dourada representando o Arcanjo São Miguel, vestido com armadura de guerreiro e capa.
A imagem apresenta-se de frente, vestindo armadura com fundo verde com desenhos vegetalistas dourados em relevo, debruada no decote do pescoço formando um "v" e nas cavas das mangas, a dourado, bem como na parte inferior da mesma, debrum rematado com a decoração imitando o couraçado, de dourado e verde, em meias luas, donde sai a saia com policromia de estofado de flores douradas, verdes e vermelhas, que abre em ondulado, sobreposta de tiras a imitar o couro, com decoração de vermelho sobre o dourado, da mesma forma que as mangas curtas da armadura.
Por cima da armadura tem uma capa com decoração policroma de estofado vermelho e dourado, que vem pelas costas até à frente, do seu lado direito, segura pelo seu braço esquerdo, sendo comprida até aos pés, tapando as pernas, tocando com um bico a base. No sentido inverso do da capa tem uma faixa com desenho de xadrez, escocês, que do ombro direito vem à frente e dá um nó formando pontas caídas, na parte da capa que vem do lado esquerdo do corpo (Ver Iconografia).
Nas costas tem duas asas de madeira policromada, com decoração das penas de verde e dourado e vermelho dourado.
Na cabeça tem capacete policromado com fundo verde com decoração de motivos florais dourados, formando um desenho geométrico no todo, debruado a dourado, ao meio, e dos lados recortados, ornamentado com duas plumas verde e dourada e vermelha e dourada.
Calça meias verdes e douradas, com dobra vermelha, até a meio da perna, com um botão a ornamentá-las, em sandálias "`a romana", douradas, com tiras transversais e uma na perna na vertical,
Apresenta cara, braços e mãos, pernas e dedos dos pés com carnações, e o cabelo dourado comprido, em caracóis.
A imagem assenta numa base de secção rectangular com os lados recortados, com o pé direito assente na parte superior lisa da mesma e o esquerdo em avanço, num quadrado esculpido em madeira, onde se apoia. Apresenta policromia de castanho, vermelho e verde.
Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus de Aveiro (Ver Incorporação).
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro (da Ordem de S. Domingos, ramo feminino), integrado nas colecções do Museu de Aveiro, quando da sua organização e constituição legal, entre 1911 e 1912.
Bibliografia
COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010